Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Educommunication as a strategy to face Syphilis: an analysis of the open educational resources available at AVASUS / Educomunicação como estratégia de enfrentamento à Sífilis: uma análise dos recursos educacionais abertos disponíveis no AVASUS

Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; Oliveira, Aliete Cunha; Dias, Aline de Pinho; Olieveira, Eloiza da Silva Gomes de; Valentim, Janaína Luana Rodrigues da Silva; Moreira, José Antônio Marques; Coutinho, Karilany Dantas; Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmos; Bonfim, Marilyn Anderson Alves.
DST j. bras. doenças sex. transm ; 33: 1-5, dez.30, 2021.
Artigo Inglês | LILACS | ID: biblio-1290991

Introdução:

A sífilis é um problema de saúde pública do Brasil, que via seu Ministério da Saúde vem promovendo ações de enfrentamento da doença, entre as quais se destaca o "Projeto Sífilis Não", que desenvolve, entre diversas atividades, recursos educacionais abertos.

Objetivo:

Analisar os recursos educacionais abertos, disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS), circunscritos na temática da sífilis.

Métodos:

Este estudo qualitativo, com base espistemológica no campo da fenomenologia, constitui-se em uma análise de conteúdo que operou com os significados contruídos com base em um conjunto de textos e teve como objetos de análise os planos de ensino de 19 recursos educacionais disponíveis no AVASUS e que versavam sobre o tema "sífilis". A análise foi organizada em duas unidades objetivo principal do recurso educacional; e foco femático do recurso educacional.

Resultados:

Pode-se observar a sobreposição de aspectos clínicos da doença aos aspectos socioambientais e a prevalência de objetivos informacionais ­ com exceção de um recurso, cujo objetivo buscava uma ação mais ativa por parte do cursista. Na unidade de análise 1, foi possível identificar a prevalência de objetivos como "apresentar" ou "dar a conhecer" conteúdos/informação relacionados à doença. Na unidade de análise 2, foi possível verificar o ciclo biomédico "clássico" de abordagem de uma doença, com foco no diagnóstico.

Conclusão:

O estudo contribuiu para a identificação de lacunas dos pontos de vista temático e metodológico, que pode orientar o planejamento para a construção de novos recursos educacionais.
Biblioteca responsável: BR2499
Selo DaSilva