Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Evaluation of Chlamydia trachomatis and HR-HPV infection in women living with HIV: a cross-sectional study / Avaliação da infecção por Chlamydia trachomatis e HR-HPV em mulheres vivendo com HIV: um estudo transversal

Lima, Sara Pereira Leite; Martins, Caroline Alves de Oliveira; Melo, Yara Lúcia Mendes Furtado de; Grinceviciene, Svitrigaile; Fialho, Susana Cristina Aidé Viviani; Bond, Luisa Czeresnia Costa; Velarde, Luis Guillermo Coca; Val, Isabel Cristina Chulvis Guimarães do.
DST j. bras. doenças sex. transm ; 33: 1-6, dez.30, 2021.
Artigo Inglês | LILACS | ID: biblio-1292001

Introdução:

As infecções causadas por Chlamydia trachomatis e por papilomavírus humano (HPV) estão entre as infecções sexualmente transmissíveis (IST) mais prevalentes em todo o mundo. A infecção por Chlamydia trachomatis em mulheres que vivem com HIV pode facilitar a transmissão do HIV, aumentando a disseminação do HIV cérvico-vaginal. A prevalência da infecção pelo HPV é maior em mulheres vivendo com HIV quando comparadas às mulheres HIV negativas, mesmo quando comparadas àquelas com as mesmas características sociodemográficas. Geralmente apresentam carga viral elevada e maior persistência de infecção viral, o que aumenta o risco de desenvolver lesões pré-malignas e malignas no trato genital inferior.

Objetivo:

Avaliar a frequência de infecção por Chlamydia trachomatis e HPV de alto risco (HR-HPV) em mulheres vivendo com HIV e sua associação com características sociodemográficas, comportamentais e clínicas.

Métodos:

Estudo transversal realizado com uma população de 66 mulheres não gestantes de 18 a 70 anos vivendo com HIV e/ou AIDS no Hospital Universitário Antônio Pedro, Universidade Federal Fluminense ­ Niterói (RJ), Brasil, entre 1º de março e 31 de outubro de 2018. Aplicou-se um questionário padronizado incluindo características sociodemográficas e comportamentais e informações clínicas (uso de anticoncepcionais orais, terapia antirretroviral, contagem de células CD4 e carga viral). Amostras endocervicais foram coletadas para detectar Chlamydia trachomatis (COBAS 4800® Roche) e HPV (COBAS ® HPV Roche). O teste exato de Fisher avaliou a associação entre as variáveis. As análises de regressão foram realizadas por meio do modelo logístico, a fim de identificar os fatores associados aos desfechos de interesse.

Resultados:

Encontrou-se frequência de 1,5% para Chlamydia trachomatis e 21,2% para HR-HPV. A idade foi o único fator que apresentou significância estatística associada à infecção por HR-HPV.

Conclusão:

Nosso estudo mostra que algumas mulheres vivendo com HIV praticam comportamentos de risco que podem facilitar a aquisição de outras IST, como a infecção por HPV e Chlamydia trachomatis. Algumas delas com carga viral detectada não usavam preservativo, mesmo com parceiros HIV negativos. Esses resultados podem sugerir que, além do tratamento e acompanhamento de mulheres vivendo com HIV, o aconselhamento e a orientação para IST podem desempenhar um papel importante no controle das IST nessa população.
Biblioteca responsável: BR2499
Selo DaSilva