Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Minoca como ponto chave para diagnóstico de trombocitemia essencial / Minoca as a key point for diagnosing essential thrombocythemia

Demarchi, Amanda Vanessa; Shinzato, Mariane Higa; Bertin, Rodrigo Augusto de Miranda; Graffitti, Pablo Santos; David, Murilo Amato; Vilhena, Mathias Antonio Haruno de; Carvalho, Guilherme Dagostin de.
Arq. bras. cardiol ; 117(4 supl.1): 12-12, out., 2021.
Artigo Português | CONASS, SES-SP, SES SP - Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, SES-SP | ID: biblio-1292855

INTRODUÇÃO:

O termo MINOCA (Myocardial Infarction With Nonobstructive Coronary Arteries) é utilizado para os casos de infarto agudo do miocárdio em que as coronárias apresentam lesões menores que 50% na cineangiocoronariografia. Na literatura este tipo de infarto ocorre entre 5-6% dos pacientes e tem como causa uma variedade de condições clínicas. Reconhecê-las é de grande importância para estabelecer um tratamento específico da causa subjacente. DESCRIÇÃO DO CASO Paciente de 50 anos, sexo feminino, sem comorbidades conhecidas, admitida em serviço externo por queixa de dor precordial típica, iniciada há 3 horas da admissão. O exame físico de entrada sem alterações e sinais vitais estáveis. O eletrocardiograma de entrada apresentava supradesnivelamento do segmento ST em parede anterior extensa, sendo optado por trombólise com critérios de reperfusão. Neste serviço foram registradas troponinas dosadas qualitativamente positivas durante evento agudo. A paciente foi encaminhada para estratificação invasiva em hospital terciário de forma tardia, sendo um mês após o evento. Na cineangiocoronariografia, foi observada lesão segmentar de até 20% no terço proximal da artéria descendente anterior e sem outras lesões. Diante do quadro típico de infarto agudo do miocárdio, com a cineangiocoronariografia demonstrando estenose ≤50%, com exclusão de outras causas clínicas, foi dado o diagnóstico de MINOCA. Durante investigação, observado plaquetose de 1.200.000/mm³, sendo avaliada pela equipe de Hematologia, recebendo diagnóstico de trombocitemia essencial (com mutação da JAK 2 positiva). Paciente evoluiu sem intercorrências, com seguimento e tratamento específico para doença hematológica diagnosticada.

CONCLUSÕES:

Relatamos um caso de MINOCA como primeira manifestação clínica de trombocitemia essencial. No caso clínico em questão, há diversas etiologias plausíveis para esta síndrome. O estado de hipercoagulabilidade decorrente da neoplasia hematológica de base, possível embolização distal e trombose transitória resolvida com a trombólise poderiam ser as causas. É fundamental que profissionais de saúde tenham maior compreensão da prevalência e tratamento das várias condições que resultam em MINOCA, a fim de obtermos melhores resultados clínicos.
Biblioteca responsável: BR79.1
Selo DaSilva