Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Habilidades sociais e problemas de comportamento de crianças com altas habilidades/superdotação / Social skills and behavioral problems of high-ability/gifted children / Habilidades sociales y problemas conductuales de niños con altas habilidades/superdotados

Oliveira, Ana Paula de; Capellini, Vera Lucia Messias Fialho; Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim; Bolsoni-Silva, Alessandra Turini.
Psicol. ciênc. prof ; 41: e219590, 2021. tab
Artigo Português | LILACS, Index Psi (psicologia) | ID: biblio-1340414
Resumo O estudo das habilidades sociais contribui para a compreensão das relações interpessoais, embora ainda haja poucos estudos que relacionem esse tema a crianças com altas habilidades/superdotação (AH/SD). Portanto, os objetivos deste estudo foram a) descrever e comparar as habilidades sociais de crianças com AH/SD sob o ponto de vista da criança e de seus respectivos pais/responsáveis e professoras; b) descrever e comparar as habilidades sociais e os problemas de comportamento de crianças com AH/SD sob o ponto de vista de seus pais/responsáveis e professoras, considerando o sexo e comparando a importância das habilidades sociais para os dois grupos; e c) descrever a competência acadêmica das crianças segundo as professoras. Participaram dez pais/responsáveis, oito professoras e dez crianças estudantes do ensino fundamental identificados com AH/SD. Os participantes responderam ao questionário Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS) versão para pais, professores e alunos, e ao Questionário de Respostas Socialmente Habilidosas (QRSH), versão para pais e professores. Os resultados apontaram que as crianças apresentaram habilidades sociais acima da média para seus pais e professores, e abaixo da média no autorrelato das crianças. Entretanto, há indicativos de necessidade de atenção preventiva e de intervenção nos fatores que apresentaram déficits sociais de acordo com o relato dos três grupos de participantes em autocontrole/civilidade; cooperação/empatia; assertividade/desenvoltura social; problemas de comportamento externalizantes e internalizantes; e hiperatividade. Tais dados possibilitam que sejam programadas intervenções preventivas, conforme indicação dos pais/responsáveis e professoras, condizentes com a necessidade apontada pelas próprias crianças para a promoção de habilidades sociais. (AU)
Biblioteca responsável: BR1552.1
Localização: BR1.1
Selo DaSilva