Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fadiga por compaixão em profissionais de enfermagem no contexto dos cuidados paliativos: revisão de escopo / El desgaste por empatía en los profesionales de enfermería en el contexto de los cuidados paliativos: revisión del alcance / Compassion fatigue in nursing professionals in the context of palliative care: scoping review

Rodrigues, Mariana de Sousa Dantas; Lucena, Pablo Leonid Carneiro; Lordão, Alana Vieira; Costa, Brunna Hellen Saraiva; Batista, Jaqueline Brito Vidal; Costa, Solange Fátima Geraldo da.
REME rev. min. enferm ; 25: e1386, 2021. tab, graf
Artigo Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1340544
RESUMO Objetivo: mapear evidências científicas sobre fadiga por compaixão em profissionais de Enfermagem no contexto dos cuidados paliativos. Método: revisão de escopo baseada nas recomendações do Instituto Joanna Briggs. Foram incluídos 14 artigos em inglês publicados entre 2000 e 2019. Utilizou-se o checklist do Relatório Preferencial para Revisões Sistemáticas e Metanálises, uma extensão para revisões de escopo. E as fontes de informação para a obtenção dos estudos foram: Web of Science, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Embase, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, US National Library of Medicine National Institutes of Health e Scientific Electronic Library Online. Resultados: as evidências revelaram fatores importantes para o gerenciamento da fadiga por compaixão, tais como: programas de capacitação profissional, reconhecimento do problema e a associação com as relações interpessoais na assistência paliativa. Conclusões: o estudo destacou que o avanço da abordagem paliativa em níveis de assistência distintos denota mais vulnerabilidade à fadiga por compaixão em profissionais de Enfermagem, o que requer mais investimentos em atividades educativas laborais bem como mais atenção por parte dos gestores. Por ser um tema significativo para o bem-estar e o cuidado, as evidências identificadas sobre a fadiga por compaixão podem subsidiar novas investigações no campo da saúde mental do trabalhador da Enfermagem e de áreas correlatas.
Biblioteca responsável: BR21.2
Selo DaSilva