Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Abdominal obesity-related risk factors in children from public schools of Barbacena, Minas Gerais, Brazil / Fatores associados à obesidade abdominal em crianças matriculadas na rede pública de ensino, Barbacena, Minas Gerais

Canuto, Mariana das Dores Paiva; Silva, Adriele Vidal Lucas; Martins, João Victor; Fonseca, Marlene de Melo; Guimarães, Nathália Sernizon; Soares, Anne Danieli Nascimento; Gomes, Júnia Maria Geraldo.
Rev. Paul. Pediatr. (Ed. Port., Online) ; 40: e2020354, 2022. tab, graf
Artigo Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1340806
RESUMO Objetivo: Avaliar os fatores sociodemográficos e de estilo de vida associados à obesidade abdominal em crianças de escolas públicas de Barbacena, Minas Gerais. Métodos: Trata-se de estudo transversal realizado com 326 escolares de sete a nove anos, matriculados em escolas da zona urbana da cidade. As variáveis antropométricas avaliadas foram peso, estatura, índice de massa corpórea por idade, circunferência da cintura e relação cintura-estatura. O consumo alimentar foi registrado pelo Questionário Alimentar do Dia Anterior. A obesidade abdominal foi avaliada com base na circunferência da cintura e relação cintura-estatura. As análises bivariada e multivariada foram realizadas por meio de regressão logística, estimando-se a Odds Ratio (OR) bruta e ajustada, com os intervalos de confiança de 95% (IC95%). Resultados: A prevalência de excesso de peso foi de 30,7%, enquanto a prevalência de obesidade abdominal foi de 9,2 e 12,6%, de acordo com circunferência da cintura e relação cintura-estatura, respectivamente. Crianças do sexo masculino (OR 2,76; IC95% 1,22-6,25) e de escolas centrais (OR 2,73; IC95% 1,08-6,80) tiveram maior chance de apresentar obesidade abdominal segundo a circunferência da cintura. A obesidade abdominal, de acordo com a relação cintura-estatura, associou-se à localização central das escolas (OR 2,18; IC95% 1,02-4,63) e à omissão da ceia (OR 2,01; IC95% 1,00-4,09). Conclusões: Os achados mostraram que ser do sexo masculino, estudar em escola central e omitir a ceia foram os principais fatores de risco associados à obesidade abdominal.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva