Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Clinical simulation as a Nursing Fundamentals teaching method: a quasi-experimental study / La simulación clínica como método de enseñanza en la Enfermería Fundamental: un estudio casi-experimental / A simulação clínica como método de ensino na Enfermagem Fundamental: um estudo quase-experimental

Campanati, Fernanda Letícia da Silva; Ribeiro, Laiane Medeiros; Silva, Izabel Cristina Rodrigues da; Hermann, Paula Regina de Souza; Brasil, Guilherme da Costa; Carneiro, Karen Karoline Gouveia; Funghetto, Silvana Schwerz.
Rev. bras. enferm ; 75(2): e20201155, 2022. tab, graf
Artigo Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1341066
RESUMO

Objetivos:

avaliar a implementação da simulação clínica nas disciplinas pautadas na Enfermagem Fundamental quanto ao ganho de conhecimento pelo discente.

Métodos:

realizou-se uma intervenção quase-experimental com 60 estudantes, distribuídos em grupos de comparação e de intervenção, os quais fizeram uso do ensino tradicional e do ensino tradicional associado ao ensino simulado, respectivamente. Foram aplicados instrumentos de pré-teste e pós-teste a ambos grupos.

Resultados:

analisado o desempenho dos estudantes por meio dos instrumentos aplicados, ambos os grupos tiveram uma evolução cognitiva ao longo do conteúdo ministrado, porém, quando comparados, o grupo de intervenção obteve um ganho de conhecimento superior ao grupo de comparação (p = 0,016), demonstrando melhora progressiva e crescente com o uso da metodologia utilizada.

Conclusões:

o ensino simulado auxilia de maneira significativa no ganho de conhecimento técnico-cognitivo dos estudantes. Sendo assim, recomenda-se aderir ao uso dessa metodologia no ensino da Enfermagem Fundamental.
Biblioteca responsável: BR21.1
Selo DaSilva