Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Health education for hospitalized patient in nursing care: a conceptual analysis / Educación para la salud del paciente hospitalizado en la atención de enfermería: un análisis conceptual / Educação para a saúde do paciente hospitalizado na assistência de enfermagem: uma análise conceitual

Ferreira, Priscila Brigolini Porfírio; Porto, Isaura Sententa; Santo, Fatima Helena do Espirito; Figueiredo, Nebia Maria Almeida de; Enders, Bertha Cruz; Cameron, Lys Eiras; Araújo, Silvia Teresa Carvalho de.
Rev. bras. enferm ; 75(2): e20200459, 2022. tab, graf
Artigo Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1341070
RESUMO

Objetivos:

definir o conceito Educação para a Saúde do Paciente Hospitalizado.

Métodos:

análise conceitual baseada nas estratégias Derivação, Síntese e Análise do Conceito propostas por Walker e Avant. Foram realizadas 35 entrevistas com enfermeiros que atuavam na assistência direta ao paciente internado em um hospital-escola; e busca bibliográfica às bases de dados CINAHL, MEDLINE/PubMed®, Scopus, Web of Science, LILACS e BDENF.

Resultados:

antecedentes, atributos e consequências do conceito foram identificados e permitiram definir o conceito Educação para a Saúde do Paciente Hospitalizado como "a ação de compartilhar conhecimentos acerca da promoção, prevenção, recuperação e reabilitação relacionadas à saúde fundamentada na reciprocidade entre os enfermeiros e os pacientes, familiares e acompanhantes, de forma sistematizada ou assistemática". Considerações Finais a identificação dos antecedentes, atributos, consequências e referentes empíricos possibilitou a definição teórica sem precedentes desse conceito e sua aplicabilidade na prática, contribuindo para a ciência e para a assistência de enfermagem hospitalar.
Biblioteca responsável: BR21.1
Selo DaSilva