Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fatores intervenientes na proteção radiológica ocupacional no controle de qualidade em câmaras gama / Intervening Factors in Occupational Radiological Protection in Quality Control in the Gamma Cameras

Conceição, Matheus da Silva Ventura da; Coelho, Julita Maria Freitas; Monção, Mauricio Mitsuo; Figueredo, Jaqueline de Santana; Magalhães, Claudio Henrique Santos; Ramos, Fernando da Silva; Silva, Caroline Santos.
Rev. Ciênc. Méd. Biol. (Impr.) ; 16(2): 151-156, out 27, 2017. fig
Artigo Português | LILACS | ID: biblio-1342733

Introdução:

a proteção radiológica é campo do conhecimento que permeia os ambientes radiológicos. Sua aplicação envolve benefícios aos serviços, profissionais e usuários.

Objetivo:

identificar fatores intervenientes, bem como, dispositivos de proteção radiológica disponíveis em um serviço de medicina nuclear (MN), envolvidos nos testes de Controle de Qualidade em Câmaras Gama (CQCG).

Metodologia:

realizou-se um estudo observacional, do tipo exploratório e descritivo, em um serviço de MN conveniado com o Instituto Federal da Bahia (IFBA), com ênfase na proteção radiológica em testes de CQCG. A coleta de dados foi realizada em janeiro de 2016. Foram acompanhados testes diários de inspeção visual da integridade física, radiação de fundo da sala de exames, uniformidade intrínseca e centralização da largura da janela energética para cada radionuclídeo. Para os testes semanais, acompanharam-se os de resolução espacial e linearidade. Os dados foram analisados à luz da legislação/normativas vigentes para serviços de MN no Brasil.

Resultados:

referente à proteção radiológica em testes de CQCG, o serviço dispunha de três aventais plumbíferos e três protetores de tireóide com equivalência de 0,5mm de chumbo, além de pinças utilizadas para manipulação de fontes radioativas. Foi observada a presença de óculos de proteção, entretanto, os mesmos não eram plumbíferos. Os profissionais eram monitorados por dosímetros termoluminescentes de uso individual.

Conclusão:

de maneira geral, eram observados os fatores de proteção radiológica tempo, distância e blindagem. O CQCG requer planejamento prévio com protocolo devidamente seguido que poderá minimizar a exposição ocupacional.
Biblioteca responsável: BR342.1
Selo DaSilva