Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A suplementação com probióticos é eficaz no tratamento de alergia alimentar em crianças? Revisão integrativa / Is probiotic supplementation effective in treating food allergy in children? Integrative review / ¿Es eficaz la suplementación con probióticos en el tratamiento de la alergia alimentaria en los niños? Revisión integradora

Carneiro, Tatiana Filizola Dantas; Machado, Flávia Christiane de Azevedo; Oliveira, Suelen Ferreira de.
Rev. Ciênc. Plur ; 7(3): 251-271, set. 2021. tab, ilus
Artigo Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-1343617

Introdução:

As alergias alimentares são definidas como uma reação imunológica adversa que se repete mediante a exposição a determinado alimento. Essas reações variam da anafilaxia (mais grave) à manifestações gastrointestinais.

Objetivo:

avaliar a eficácia da suplementação com probióticos no tratamento de alergias alimentares em crianças, na redução dos sintomas e/ou na aquisição de tolerância, identificando cepa mais eficaz, relação dose-resposta e efeitos adversos de seu uso.

Metodologia:

Esta é uma revisão integrativa de literatura. Para busca de ensaios clínicos e outras revisões, utilizamos as bases científicas ScienceDirect, SciELO, BVS, LILACS, PubMed e MEDLINE, com as palavras-chave "probiotics", "treatment", "food allergy", "children", e "infant". Após a aplicação dos critérios de exclusão, foram selecionados quatro ensaios clínicos randomizados, cinco revisões e uma metanálise; a amostra de todos os estudos foi de lactentes com alergia à proteína do leite de vaca.

Resultados:

Os estudos apontaram que o uso de fórmula infantil extensamente hidrolisada com Lactobacillus rhamnosus, em doses de 1x106 a 5x108 cfu/g, é eficaz tanto em acelerar a melhora do eczema atópico, como em induzir tolerância em crianças na faixa de idade de 1 mês a 3 anos que não tenham reações anafiláticas ao leite de vaca.

Conclusões:

Há evidências escassas de que o uso de fórmula infantil extensamente hidrolisada com Lactobacillus rhamnosus, em doses de 1x10
Biblioteca responsável: BR1264.1
Selo DaSilva