Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Miocardiopatia arritmogênica do ventrículo direito: a importância da análise do eletrocardiograma além da onda épsilon / Arrhythmogenic cardiomyopathy of the right ventricle: the importance of analyzing the electrocardiogram beyond the epsilon wave

Meniconi, Marcos Almeida; Lemos, Lucas Ferreira Marcondes; Mota, Diandro Marinho; Ohe, Louis Nakayama; Paladino Filho, Antonio Tito.
Arq. bras. cardiol ; 117(5 supl. 1): 166-166, nov., 2021.
Artigo Português | CONASS, SES-SP, SES SP - Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, SES-SP | ID: biblio-1348709

INTRODUÇÃO:

A miocardiopatia arritmogênica do ventrículo direito (MAVD) está entre as três principais causas de morte súbita entre menores de 40 anos, sendo responsável por até 20% dos óbitos em atletas jovens. A análise precisa do eletrocardiograma (ECG) se faz necessária para sua suspeição diagnóstica. E a onda épsilon, alteração mais conhecida, está ausente na maioria dos casos. O presente caso é um paciente jovem com palpitação que se apresentou no Pronto-Socorro (PS). DESCRIÇÃO DO CASO Jovem de 25 anos foi admitido em PS por palpitações de forte intensidade. Em ECG ritmo sinusal, FC 83 bpm, baixa voltagem em derivações frontais, onda T invertida em parede anteroapical. Extrassístoles ventriculares (EVs) de provável origem na via de saída de Ventrículo direito (VD). Alteração difusa da repolarização ventricular. Por hipótese de MAVD realizou Ecocardiograma Transtorácico disfunção sistólica do ventrículo esquerdo de grau discreto (Fração Ejeção 0,49 ­ pelo método de Simpson) com hipocinesia difusa e disfunção de VD (FAC do VD 0,27) às custas de discinesia na parede inferior e hipocinesia das demais paredes com aumento da via de saída do VD. Encaminhado para seguimento ambulatorial realizou Ressonância Magnética Cardíaca com disfunção sistólica importante de VD (Fração Ejeção VD 0,28), regiões discinéticas da parede inferior (microaneurismas) e realce tardio sugestivo de fibrose miocárdica na parede septal média do VD, confirmando o diagnóstico de MAVD pelos critérios da International Task Force de 2010.

CONCLUSÕES:

O caso demonstra a importância da análise precisa do ECG em PS. Neste caso, o ECG não apresentava Onda Épsilon ­ alteração mais conhecida da MAVD, mas presente em apenas 30% dos casos. Fez-se necessário o reconhecimento de outras alterações baixa voltagem em derivações frontais; e onda T invertida em parede anteroapical na ausência de bloqueio de ramo direito para sua suspeição diagnóstica (alteração menos conhecida, mas parte dos critérios diagnósticos). Com isso, foi possível chegar ao diagnóstico de MAVD prevenindo o risco de morte súbita para este paciente e sua família.
Biblioteca responsável: BR79.1
Selo DaSilva