Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Experiências de mulheres vivendo com HIV gestantes ou lactantes num contexto de Moçambique: revisão integrativa / Experiences of pregnant or lactating women living with HIV in a Mozambican context: an integrative review

Mazuze, Bento Saloio Daniel; Borges, Thayna Davi de Souza; Brasil, Luiza Tavares Maciel Rodrigues; Polejack, Larissa.
Rev. Psicol., Divers. Saúde ; 10(3): 532-540, 20210903.
Artigo Português | LILACS | ID: biblio-1349279
|

OBJETIVO:

Conhecer e documentar as experiências e as principais dificuldades vivenciadas pelas gestantes ou lactantes soropositivas.

MÉTODO:

Revisão integrativa da literatura com busca de produções sobre as experiências e principais dificuldades enfrentadas por mulheres vivendo com HIV/Aids, gestantes ou lactantes nas bases de dados BVS, periódicos da CAPES e SciELO, realizada em março de 2021.

RESULTADOS:

Foram identificadas 256 pesquisas, publicadas no período de 2016 a 2021. Destacou-se que dos 256; 70 resumos são da BVS, 181 resumos dos periódicos CAPES e 5 resumos são da SciELO; apenas 18 artigos publicados nos últimos 5 anos discutem a temática em causa.

CONCLUSÃO:

As mulheres HIV positivas gestantes ou lactantes podem vivenciar um sofrimento psíquico caracterizado pelo medo de infectar a criança durante a gestação, no parto ou durante a amamentação; referem ainda o receio de partilhar o diagnóstico de HIV positiva enquanto gestantes ou lactantes à família, e amigos para evitar a discriminação e estigmatização perante a sociedade que ainda não aceita que a mulher HIV positiva também tem o direito de ser mãe.
Biblioteca responsável: BR333.2
Selo DaSilva