Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Violência contra o idoso durante a pandemia COVID-19: revisão de escopo / Violencia contra adultos mayores durante la pandemia de COVID-19: revisión de alcance / Elder abuse during the COVID-19 pandemic: a scoping review

Santos, Ana Maria Ribeiro dos; Sá, Guilherme Guarino de Moura; Brito, Ana Angélica Oliveira de; Nolêto, Julyanne dos Santos; Oliveira, Rouslanny Kelly Cipriano de.
Acta Paul. Enferm. (Online) ; 34: eAPE000336, 2021. tab, graf
Artigo Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1349806
Resumo Objetivo Mapear as evidências científicas disponíveis acerca da violência contra o idoso durante a pandemia COVID-19. Métodos Revisão de escopo que teve como questão de pesquisa "Quais são as evidências científicas disponíveis acerca da violência contra o idoso durante a pandemia COVID-19?". A seleção dos estudos ocorreu em novembro de 2020, a partir de buscas nas bases PubMed, EMBASE, CINAHL, Web of Science, Scopus e LILACS, consulta ao Google Scholar e busca manual nas listas de referências dos estudos que fizeram parte da amostra. Incluíram-se estudos publicados de 2019 a novembro de 2020 e não houve restrição de idioma. A análise ocorreu pelo método de redução de dados. Resultados Foram incluídos 12 artigos, quatro (33,3%) eram estudos reflexivos, dois (16,7%) de opinião, duas (16,7%) cartas ao editor, duas (16,7%) revisões narrativas, uma (8,3%) nota breve e um (8,3%) editorial. Os estudos foram sintetizados em seis categorias sobre a violência contra o idoso durante a pandemia COVID-19 1) riscos para violência contra o idoso na comunidade; 2) riscos para violência contra o idoso institucionalizado; 3) condições que podem agravar os riscos; 4) ações políticas e organizacionais para enfrentamento da violência; 5) ações nas ILPI para enfrentamento da violência; 6) ações profissionais e sociais para enfrentamento da violência. Conclusão As evidências disponíveis na literatura são de estudos teóricos, que discutiram os riscos para violência contra o idoso na comunidade e institucionalizado, condições de agravamento dos riscos e ações para enfrentamento. Existe lacuna nas evidências de estudos empíricos sobre o tema.
Biblioteca responsável: BR1.2
Selo DaSilva