Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Pessoas em situação de rua: uma revisão sistemática da produção científica no Brasil / Homelles: a systematic review of scientific production in Brazil

Esmeraldo Filho, Carlos Eduardo; Ximenes, Verônica Morais; Câmara, Andréa Esmeraldo; Xavier, Natacha Farias; Dantas, Cândida Maria Bezerra; Araújo, Thais Dias de.
Gerais (Univ. Fed. Juiz Fora) ; 14(spe): 1-22, dez. 2021. ilus, tab
Artigo Português | LILACS, Index Psi (psicologia) | ID: biblio-1350786
Esta revisão sistemática teve como objetivo caracterizar a produção científica no Brasil sobre as pessoas em situação de rua. Foi realizada uma busca nas bases de dados Scielo e BIREME, com o descritor homeless, de artigos publicados por autores brasileiros que retratassem experiências nacionais nas áreas das Ciências Humanas e Sociais, entre os anos de 2008 a janeiro de 2018. Foram identificados 96 artigos, sendo selecionados e analisados 36 destes. Os resultados foram agrupados nas dimensões social e saúde. Os principais resultados foram crescimento no número de publicações, principalmente na saúde, advindas de autores do Sudeste, com foco em São Paulo, pesquisas qualitativas, o cotidiano das ruas na dimensão social, e a saúde mental e o consumo abusivo de álcool e outras drogas na dimensão saúde. Sugere-se a ampliação da pesquisa para outros países e para as produções de teses e dissertações.
Biblioteca responsável: BR378.1
Selo DaSilva