Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Condições envolvidas na realização de traqueostomia em pacientes internados em unidade de terapia intensiva / Conditions involved in the performance of tracheostomy in intensive care unit patients / Condiciones que intervienen en la realización de la traqueotomía en pacientes ingresados en una unidad de cuidados intensivos

Donoso, Miguir Terezinha Vieccelli; Pertussati, Erica; Simino, Giovana Paula Rezende; Lima, Lilian Kelly Barbosa; Mattos, Selme Silqueira de; Silva, Barbara Vieira Oliveira e.
Enferm. foco (Brasília) ; 12(3): 469-474, dez. 2021. ilus, tab
Artigo Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1352615

Objetivo:

analisar as condições envolvidas na realização de traqueostomia em pacientes em ventilação mecânica, internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de hospital privado.

Método:

estudo analítico, transversal e retrospectivo, realizado no ano de 2017. Foram analisadas variáveis idade, sexo, principal ocupação, estado civil, classificação por sistema ou órgão acometido, dia da traqueostomização e desfecho (alta da UTI ou óbito). Os dados foram analisados no programa R versão 3.6, gerando estatísticas descritivas como média, desvio padrão, mínimos e máximos para as variáveis quantitativas e proporções para as variáveis qualitativas.

Resultados:

a maioria foi constituída por pessoas do sexo masculino, casadas, procedentes da capital e com atividade laboral. Os sistemas mais acometidos foram respiratório, neurológico e gastrointestinal. Da casuística, 60% tiveram alta da UTI e 40% foram a óbito. A idade média foi de 70 anos e a mediana de 68. Os pacientes foram traqueostomizados, em média no 11,18o dia pós intubação orotraqueal. Cruzando-se variáveis, obteve-se associação somente entre desfecho (alta ou óbito) e sistema acometido.

Conclusão:

sugere-se a realização de novos estudos focados nos cuidados de enfermagem com pessoas traqueostomizadas. A traqueostomização constitui uma prática invasiva, que demanda cuidados e atenção especial. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2
Selo DaSilva