Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise dos marcos do desenvolvimento em prematuros utilizando a Escala Bayley / Analysis of developmental milestones in preterm infants using the Bayley Scale

Santos, Ligiane Souza dos; Soria, Lilian Cristina Munhoz; Santos, Janaina Senhorini dos; Antoniucci, Juliana Marinho; Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim.
Fisioter. Bras ; 22(5): 637-648, Nov 11, 2021.
Artigo Espanhol | LILACS | ID: biblio-1353475
Prematuros apresentam risco aumentado para atrasos na aquisição de habilidades neuromotoras. Os marcos do desenvolvimento preconizam que um bebê a termo de seis meses seja capaz de manter-se sentado com apoio, aos nove meses se locomova utilizando o movimento de engatinhar e, aos 12 meses, troque passos com apoio. Este estudo pretendeu analisar o desenvolvimento motor grosseiro de bebês nascidos pré-termo quanto à aquisição das habilidades do sentar, engatinhar e andar, utilizando os escores da Escala Bayley-III, aplicada aos seis, nove e 12 meses em participantes de um programa de intervenção precoce, relacionando-as ao sexo e idade gestacional. Observou-se que dos 129 participantes, 37,21% dos bebês se sentaram com apoio por 30 segundos aos seis meses. Quanto à série engatinhar, avaliada aos nove meses, 27,91% dos bebês apresentaram o movimento nesta idade. Aos 12 meses, a maioria dos participantes (82,17%) apresentou o andar com apoio, o esperado para a idade. Considerando sexo e idade gestacional, observou-se que quanto menos semanas gestacionais menos bebês alcançaram as metas para a idade/mês e essa ocorrência é mais frequente em meninos. (AU)
Biblioteca responsável: BR1561.1
Selo DaSilva