Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Syphilis in riverine communities: prevalence and associated factors / Sífilis en comunidades ribereñas: prevalencia y factores asociados / Sífilis em comunidades ribeirinhas: prevalência e fatores associados

Pereira Nogueira, Wynne; Figueiredo Nogueira, Matheus; de Almeida Nogueira, Jordana; Freire, Maria Eliane Moreira; Gir, Elucir; Silva, Ana Cristina de Oliveira e.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 56: e20210258, 2022. tab, graf
Artigo Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1356738
RESUMO

Objetivo:

estimar a prevalência de sífilis e fatores associados em comunidades ribeirinhas.

Método:

estudo transversal e analítico realizado com 250 ribeirinhos residentes em cinco comunidades no município de João Pessoa, estado da Paraíba. Os dados foram coletados por meio de entrevista e testes rápidos de triagem para investigação da sífilis. Realizaram-se análise bivariada, de regressão logística e análise do peso da evidência (Weight of Evidence) para identificar a associação entre as variáveis de fatores e de comportamento de risco e a positividade do teste rápido.

Resultados:

a prevalência de sífilis foi de 11,6% (IC95% 7,5-15,6). Ribeirinhos que possuem história prévia de Infecção Sexualmente Transmissível (OR 8,00; IC95% 2,76-23,2), histórico de prisão (OR 7,39; IC95% 1,61-33,7) e que relataram ter mais de dois parceiros sexuais nos últimos 12 meses (OR 4,31; IC95% 1,55-11,9) apresentaram maiores chances de apresentar resultado positivo para sífilis.

Conclusão:

alta prevalência de sífilis entre os ribeirinhos e presença de fatores comportamentais que aumentam a vulnerabilidade à aquisição da infecção. Reforça-se a necessidade do investimento de estratégias preventivas e de rastreamento de sífilis em populações consideradas vulnerabilizadas.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1
Selo DaSilva