Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Associação entre as vivências em sexualidade e características biosociodemográficas de pessoas idosas / Asociación entre experiencias en sexualidad y características biosociodemográficas de las personas mayores / Association between experiences in older adults' sexuality and biosociodemographic characteristics

Souza Júnior, Edison Vitório de; Rosa, Randson Souza; Brito, Suziane de Aguiar; Cruz, Diego Pires; Silva Filho, Benedito Fernandes da; Silva, Cristiane dos Santos; Sawada, Namie Okino.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 26: e20210342, 2022. tab
Artigo Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1360434
RESUMO Objetivo analisar a associação entre as vivências em sexualidade e características biosociodemográficas de idosos. Método estudo transversal, desenvolvido com 3.740 idosos. Os participantes preencheram dois instrumentos para a obtenção das variáveis biosociodemográficas e sobre as vivências em sexualidade. Os dados foram analisados com os Testes de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis, com intervalo de confiança de 95% para todas as análises. Resultados houve predominância de participantes do sexo masculino (62,6%) e que nunca receberam orientações sobre sexualidade pelos profissionais de saúde (77,6%). As melhores vivências em sexualidade foram observadas entre os participantes do sexo masculino (p=0,002), com idade entre 60 e 74 anos (p<0,001), autodeclarados pardos (p<0,001), adeptos às religiões de origens africanas (p<0,001), que possuem parceria fixa (p<0,001), que convivem com o cônjuge por tempo igual ou inferior a cinco anos (p<0,001), que não possuem filhos (p<0,001), e os homossexuais (p<0,001). Conclusão e implicações para a prática todas as variáveis biosociodemográficas se associaram significativamente com, pelo menos, uma dimensão da escala de sexualidade. Nesse sentido, os profissionais de saúde terão evidências científicas e atuais das variáveis que mais necessitam de atenção no cuidado ao idoso no que diz respeito à sua sexualidade.
Biblioteca responsável: BR442.1
Selo DaSilva