Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perceptions of barriers and facilitators to implement programs for prevention of mother-to-child transmission of HIV-Mozambique / Apreciações sobre barreiras e facilidades para implementar programas de prevenção da transmissão de mae a filho do HIV-Moçambique / Percepciones sobre barreras y facilitadores para implementar programas de prevención de transmisión materno-infantil de VIH-Mozambique

Buleza Lamucene, Olimpia; Bernales, Margarita; Irarrázabal Vargas, Lisette; Ferrer Lagunas, Lilian.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 56: e20210353, 2022.
Artigo Inglês, Espanhol | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1360762
RESUMO

Objetivo:

Compreender as perspectivas das mulheres grávidas ou puérperas vivendo com HIV em Sofala, Moçambique, sobre as barreiras e facilidades para seguir as recomendações para a Prevenção da Transmissão Materno-Infantil (PMTCT).

Método:

estudo qualitativo realizado em três centros de saúde e com um grupo de apoio de pares de mulheres vivendo com HIV, entre outubro de 2020 e março de 2021. Aplicou-se amostra intencional, entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo.

Resultados:

O estigma social associado a ser HIV positivo e o medo da discriminação, efeitos colaterais dos medicamentos, barreiras econômicas e negação do diagnóstico/tratamento surgiram como barreiras. Como fatores facilitadores redes de apoio e inspiração dos pares, preocupação inata com a saúde e a família. Finalmente, eles recomendam que a comunidade se eduque mais sobre o HIV.

Conclusão:

Os resultados deste estudo proporcionam uma compreensão ampla da experiência das mulheres que vivem com o HIV nesta província, possibilitando centrarse em estratégias para melhorar o atendimento às mulheres nos programas de PTMI em Moçambique.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1
Selo DaSilva