Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Impacto da covid-19 na mortalidade da população adulta do município de Franco da Rocha (SP) / Impact of covid-19 on mortality of the adult population of the municipality of Franco da Rocha (SP)

Leite, Maiara Pereira.
São Paulo; s.n; 2022. 63 p.
Tese Português | SES-SP, SES SP - Instituto de Saúde, SES-SP, SES SP - Acervo Instituto de Saúde, SES SP - Especializações, SES-SP | ID: biblio-1362339
O Brasil é um dos países mais afetados pela pandemia de COVID-19. O alto número de casos de COVID19 pressionou o sistema de saúde e exigiu uma reorganização na assistência à saúde e no modo de vida das pessoas. Num país desigual, a pandemia não afeta de forma igual todos os grupos populacionais. Negros e indígenas acumulam os efeitos mais deletérios da pandemia, pois se encontram em condições vulnerabilizantes na sociedade. Nesse sentido, é importante compreender o efeito da pandemia na mortalidade da população, principalmente para as outras morbidades que não a COVID19.

Objetivo:

Identificar o excesso de mortalidade e suas principais causas na população adulta de Franco da Rocha (20 a 59 anos), nos anos de 2020 e 2021, quando comparados a 2019, considerando o quesito raça/cor.

Metodologia:

Trata-se de estudo epidemiológico descritivo a partir de dados secundários sobre mortalidade extraídos do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde (MS).

Resultados:

Foram analisados 798 óbitos da população adulta 30,73% do total de óbitos registrados no município. Notou-se que houve excesso de mortalidade em 4 meses no ano de 2020 e em 4 meses dos 6 meses analisados em 2021 quando comparados a 2019. A população branca apresenta uma redução nas suas taxas de mortalidade no período enquanto a população preta apresentou as taxas de mortalidade mais elevadas em todo período. Os dados demonstram que a diferença entre as taxas de mortalidade da população preta e parda em relação a população branca se amplia nos anos de 2020 e 2021. Dentre as principais causas de óbito, os capítulos XX. Causas externas de morbidade e mortalidade e XXII. Códigos para propósitos especiais foram comuns aos três grupos populacionais. Ao todo a população branca apresentou excesso de moratalidade em 5 capítulos, a população preta em 8 e a população parda 10.

Conclusão:

As diferenças entre as taxas de mortalidade da população branca, preta e parda e nas causas de óbito que apresentaram excesso de mortalidade demonstra a necessidade de debateras condições vulnerabilizantes da população e o racismo como um determinante social que impacta diretamente no processo saúde-doença.
Biblioteca responsável: BR1764.1
Localização: BR1764.1
Selo DaSilva