Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Infecções sexualmente transmissíveis e comportamento de risco: uma análise da realidade de jovens e adolescentes de Franco da Rocha, com foco em HIV/AIDS / Sexually transmitted infections and risky behavior: an analysis of the reality of young people and adolescents from Franco da Rocha, focusing on HIV/AIDS

Pagani, Marina Campos.
São Paulo; s.n; 2022. 115 p.
Tese Português | SES-SP, SES SP - Instituto de Saúde, SES-SP, SES SP - Acervo Instituto de Saúde, SES SP - Especializações, SES-SP | ID: biblio-1362380

Introdução:

A saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes é uma conquista histórica sustentada no desenvolvimento dos Direitos Humanos. É fundamental compreender o contexto geral de IST dos territórios e o comportamento sexual desse público para fundamentar as políticas de prevenção.

Objetivo:

Descrever a situação de saúde sexual com relação às IST e, em especial, da HIV/aids na população jovem e adolescente entre 12 e 29 anos residente no município de Franco da Rocha.

Método:

Foi utilizada metodologia conjunta de levantamento de indicadores de saúde junto à Secretaria de Saúde de Franco da Rocha com relação às IST e levantamento qualitativo de informações com informanteschave da assistência à saúde do município.

Resultados:

Foi detectada alta prevalência de IST na população jovem e adolescente no município de Franco da Rocha. Há prevalência de casos novos de HIV/aids em jovens entre 18 e 25 anos, em especial no público HSH, e taxas crescentes de detecção em adolescentes com menos de 18 anos. A população jovem apresenta uso inconsistente de preservativos, altos índices de exposição ao vírus, alta procura por PrEP e PEP e boa adesão ao tratamento com antirretrovirais. A população heterossexual, masculina e feminina, apresente pouca percepção de risco.

Conclusão:

Para que as campanhas de prevenção tenham sucesso, mostra-se urgente que estudos sejam feitos para aprofundar os motivos de não adesão a preservativos e tratamentos, entre a população HSH, discriminando as especificidades de comportamentos de gays, trans e profissionais do sexo, mas também e sobretudo entre a população heterossexual, masculina e feminina.
Biblioteca responsável: BR1764.1
Localização: BR1764.1
Selo DaSilva