Vulnerabilidade social e a pandemia de covid-19: a construção de ações de cuidado psicossocial a partir do trabalho em rede e da articulação intersetorial / Vulnerabilidade social e a pandemia de covid-19: a construção de ações de cuidado psicossocial a partir do trabalho em rede e da articulação intersetorial
Tese
Português
| SES-SP, SES SP - Instituto de Saúde, SES-SP, SES SP - Acervo Instituto de Saúde, SES SP - Especializações, SES-SP | ID: biblio-1362383
Identificar e analisar as estratégias em rede, e de articulação intersetorial, utilizadas pela RAPS e o SUAS do município de Franco da Rocha durante a pandemia de Covid-19, para o cuidado psicossocial de pessoas vivendo situações de vulnerabilidade ou risco psicossocial.
Método:
Estudo de caso, foram realizadas 15 entrevistas semiestruturadas com profissionais e gestoras do município do SUAS e da RAPS. Os dados coletados foram transcritos, ordenados e analisados em três categorias de análise.
A atuação do SUAS e da RAPS contribuíram para atenuar o agravamento das situações de sofrimento mental e vulnerabilidade social que tiveram um aumento significativo nesse período. Fortalecer o trabalho em rede e a articulação intersetorial entre as redes a partir da criação de novos espaços de encontro para a pactuação de ações de cuidado em conjunto é fundamental para ampliar as ações de cuidado e proteção social no município.