Narrativas e atitudes: um estudo qualitativo das percepções em relação ao distanciamento social de jovens em Franco da Rocha, São Paulo, Brasil / Narratives and attitudes: a qualitative study of perceptions regarding the social distancing of young people in Franco da Rocha, São Paulo, Brazil
Tese
Português
| SES-SP, SES SP - Instituto de Saúde, SES-SP, SES SP - Acervo Instituto de Saúde, SES SP - Especializações, SES-SP | ID: biblio-1362415
Analisar as percepções de risco, significados e atitudes relacionados às práticas de distanciamento social dos jovens de 18 a 29 anos de Franco da Rocha.
Metodologia:
Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa com referencial teórico pautado no construcionismo social. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco jovens de 18 a 24 anos moradores da cidade de Franco da Rocha.
Resultados:
Todos os participantes concordaram quanto à importância do distanciamento social para a contenção da COVID-19. Porém, eles trouxeram posicionamentos críticos quanto ao planejamento das políticas, apontando para os impactos na renda, o aumento do desemprego e de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Observou-se que a maioria dos entrevistados compreende que os jovens tendem a subestimar os riscos no que se refere aos comportamentos de não adesão ao distanciamento social. No entanto, cabe refletir sobre fatores como subjetividades, oportunidades de lazer, condições de habitação, estrutura familiar, saúde mental, trabalho e renda para as juventudes na contemporaneidade.