Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil de evidências sobre medidas para mitigação da transmissão da sars-cov-2 na comunidade escolar / Evidence profile on measures to mitigate the transmission of sars-cov-2 in the school community

Santos, Adriana de Almeida.
São Paulo; s.n; 2022. 73 p.
Tese Português | SES-SP, SES SP - Instituto de Saúde, SES-SP, SES SP - Acervo Instituto de Saúde, SES SP - Especializações, SES-SP | ID: biblio-1362445

Introdução:

A COVID-19 foi inicialmente notificada em Wuhan, uma província chinesa em 2019 e espalhou-se pelo mundo até que, em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarou como uma pandemia. A partir disso, dezenas de medidas sanitárias foram tomadas a fim de mitigar a disseminação do vírus, inclusive o fechamento das escolas para evitar a transmissão da COVID-19 na comunidade escolar. Contudo, essa medida teve consequências na saúde e desenvolvimento infantil, assim, alguns países começaram a reabertura dos estabelecimentos implementando medidas sanitárias para prevenção da COVID-19.

Objetivo:

Identificar estratégias para a mitigação do SARS-COV-2 na comunidade escolar no contexto do retorno das atividades presenciais.

Metodologia:

Foi elaborado um perfil rápido de evidências, por meio da busca nas bases de dados PubMed, BVS, Cochrane, Mcmaster, GIN, Google Scholar, Health Systems Evidence e Global research of Coronavirus Disease, utilizando-se os termos COVID19, Sars-Cov-2, Escola, Retorno à escola, Professores escolares/Docentes, Estudantes/Alunos. Para a coleta de dados os estudos encontrados foram inicialmente triados e verificados quanto a elegibilidade, de forma independente por dois avaliadores, e as divergências resolvidas por um terceiro avaliador. A seguir os trabalhos selecionados foram lidos na íntegra, os dados foram extraídos por um avaliador e checados por um segundo avaliador e divergências foram resolvidas por consenso. Os dados foram extraídos através do Planilhas Google, e analisados tendo como base as categorias presentes no modelo teórico da revisão de escopo de KRISHNARATNE et al (2020).

Resultados:

Foram incluídos 16 documentos (3 revisões sistemáticas, 3 perfis rápidos de evidências, 1 perfil de evidências vivo, 1 revisão de escopo e 8 Guias). Os dados coletados foram classificados em três categorias. As Medidas Organizacionais informam sobre procedimentos que devem ser implementados nos espaços e na execução de tarefas para evitar ou manter o contato seguro e as Medidas de Vigilância sobre os procedimentos a serem seguidos quando há casos suspeitos ou confirmados, com o propósito de reduzir a disseminação do vírus, dentro e fora da comunidade. Estas duas categorias estiveram presentes em 93,75% dos estudos. As Medidas Ambientais e Estruturais, presentes em 85,7%, são estratégias que indicam necessidades de mudanças físicas nos ambientes para mitigação da transmissão do vírus.

Conclusão:

O presente trabalho, apesar de suas limitações impostas pelo desenho de um perfil de evidências, demostrou ser relevante ao identificar as medidas sanitárias de segurança a serem implementadas nas escolas e suas principais barreiras e facilitadores a fim de garantir um retorno seguro às aulas presenciais.
Biblioteca responsável: BR1764.1
Localização: BR1764.1
Selo DaSilva