Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Validação qualitativa de uma escala para medir a carga de trabalho de enfermagem em unidades de internação / Validación cualitativa de una escala para medir la carga de trabajo de enfermería en unidades de internación / Qualitative validation of a scale for nursing workloads in hospitalization units

Gil, Maria Fuensanta Hellín; Llor, Ana Myriam Seva; Valcárcel, Maria Dolores Roldán; Soler, Maria Loreto Maciá; Mikla, Marzena; Montesinos, Maria José López.
Acta Paul. Enferm. (Online) ; 35: eAPE01961, 2022. graf
Artigo Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1364210
Resumo Objetivo Projetar e validar uma escala para medir a carga de trabalho de enfermagem em Unidades de Internação de Adultos com base na Classificação de Intervenções de Enfermagem (NIC). Métodos Estudo analítico, descritivo, observacional, prospectivo, utilizando principalmente metodologia de pesquisa qualitativa, por meio de grupos focais, comitê de especialistas e entrevistas individuais, para validar uma Escala de Medição da Carga de Trabalho em Unidades de Internação de Adultos, a partir das intervenções selecionadas (NIC), com base nas características inerentes a tais unidades. Foi utilizada seleção aleatória para determinar os participantes (enfermeiros e especialistas) e é representativa das unidades de hospitalização em estudo. O estudo foi realizado de outubro de 2018 a abril de 2019. Resultados Não apenas os grupos focais, mas também as entrevistas individuais e o comitê de especialistas demonstraram concordância sobre a importância de se obter um instrumento para medir a carga de trabalho validado pelos próprios profissionais e representativo de seu trabalho, com linguagem padronizada e adaptada à saúde real. A análise quantitativa conduzida pelo comitê de especialistas mostra uma maior relevância (91,67%) nos itens "Prevenção" e "Educação para a saúde", bem como a consistência com a construto e a redação apropriada em 99% dos itens selecionados. Os avaliadores mantiveram a ação em todos os itens com uma taxa de aceitação de 75% a 100%. Conclusão O estudo qualitativo realizado fornece os dados necessários para a concepção e validação de uma escala para medir as cargas de trabalho de enfermagem, identificadas a partir das intervenções de enfermagem (NIC), como indicadores da gestão de recursos humanos.
Biblioteca responsável: BR1.2
Selo DaSilva