Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Ações educativas como estratégia de intervenção nas atitudes das gestantes frente ao aleitamento materno / Educational actions as an intervention strategy in the attitudes of pregnant women in front of breastfeeding / Acciones educativas como estrategia de intervención en las actitudes de las mujeres embarazadas frente a la lactancia

Silva, Anna Beatryz Lira da; Alves, Beatriz Pereira; Sá, Bruna Araújo de; Souza, Thais Gonçalves de; Andrade, Mayara Evangelista de; Fernandes, Marcelo Costa.
Enferm. foco (Brasília) ; 12(5): 880-886, dez. 2021.
Artigo Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1366718

Objetivo:

O Aleitamento Materno é uma prática que proporciona muitos benefícios para o binômio mãe-filho e precisa ser cada vez mais orientado, principalmente durante a gestação. Este estudo teve como objetivo compreender como propostas de educação em saúde podem contribuir para a agregação de novos conhecimentos e atitudes positivas das gestantes frente ao aleitamento materno.

Métodos:

Trata-se do recorte de um trabalho de conclusão de curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, realizado no ano de 2019, alicerçado no método da pesquisa-ação e analisado por meio do processo metodológico do Discurso do Sujeito Coletivo.

Resultados:

Após diagnóstico situacional, realizado através de uma entrevista semiestruturada, foram realizados três encontros com as gestantes, onde foram discutidos os sentimentos atrelados ao desejo de amamentar, receios expressados pelas gestantes acerca do aleitamento materno e os direitos das lactantes, respectivamente.

Conclusão:

As ações educativas possibilitaram a construção de conhecimentos acerca da amamentação por meio do compartilhamento de saberes e troca de experiências entre as gestantes, além disso, foi possível reverter o déficit de saber que foi percebido na fase de avaliação, tornando-as detentoras e multiplicadoras de conhecimentos no seu coletivo. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2
Selo DaSilva