Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil epidemiológico dos casos de leishmaniose tegumentar americana no Brasil / Epidemiological profile of american tegumentary leishmaniasis cases in Brazil / Perfil epidemiológico de los casos de leishmaniosis tegumentaria americana fuera del Brasil

Santos, Gabriela Romão de Almeida Carvalho; Santos, Joice Jesus dos; Silva, Brenda dos Anjos Tosta da; Santos, Adriele de Santana dos; Nogueira, Ruama de Souza; Nascimento, Victoria Almeida Santos.
Enferm. foco (Brasília) ; 12(5): 1047-1053, dez. 2021. ilus, tab
Artigo Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1367502

Objetivo:

Identificar o perfil epidemiológico da Leishmaniose Tegumentar Americana no Brasil no período de 2009 a 2018.

Métodos:

Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, com abordagem quantitativa. Nesta pesquisa foram utilizadas informações de casos de Leishmaniose Tegumentar Americana notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação, através da base de dados do Departamento de Informações do Sistema Único de Saúde, em todas as regiões do Brasil, no período de 2009 a 2018, sendo computados 209.129 casos.

Resultados:

Foram analisados 209.129 de casos no período de 2009 a 2018. Sendo o ano de 2012 com maior número de casos, e 2016 com o menor. O sexo masculino, a faixa etária de 20 a 59 e indivíduos de baixa escolaridade apresentaram maior índice de casos. Regiões de destaque em maiores números de casos, tem-se o Norte e Nordeste. Relacionado a variável raça/cor, observou-se destaque na cor parda.

Conclusão:

O estudo contribui para construção de novos dados, auxiliando os gestores da saúde e os profissionais no desenvolvimento de medidas para controle da enfermidade. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2
Selo DaSilva