Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Acolhimento na Faculdade de Odontologia da UFMG: humanização no atendimento dos pacientes / Welcoming Services at the School of Dentistry of UFMG: humanizing care in patient access

Vieira, Millena Jardim; Guimarães, Pedro Henrique Durães; Melo, Lumena Thaís Vimieiro; Bastos, Juliana Vilela; Oliveira, Ricardo Reis; Araujo, Patricia Valente.
Rev. ABENO ; 21(1): 1691, dez. 2021. graf
Artigo Português | BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-1373376
A Política Nacional de Humanização (PNH) foi criada em 2003 pelo Ministério da Saúde, em meio ànecessidade de se ampliar o convencional modelo sanitário baseado no eixo doença-cura para um modelo que abordasse, de maneira coletiva, a família e a comunidade. A modificação das estratégias de atuação/atendimento e da gestãodo Sistema Único de Saúde (SUS)tornou-se, então, uma prioridade. O objetivo desse artigo foi relatar a implementação das práticas de acolhimento para os usuários que buscam atendimento clínico na Faculdade de Odontologia daUniversidade Federal de Minas Gerais(FAO-UFMG). A partir dacriação do projeto de extensão "Acolhimento e Orientação ao Usuárioda FAO-UFMG",em agosto de 2017, dados quantitativosrelacionados à queixa principal e encaminhamento dos pacientes foram coletadosdas fichas clínicas específicas do projeto.Da análise desses dados, foi possível perceber que os usuários passaram a ser atendidos de forma mais humanizada, acolhedora, respeitosa e com maior qualidade, tendo sua trajetória terapêutica mais bem delineada. As ações implementadastambém repercutirampositivamentena logística de funcionamento do setor responsável pela recepção dos pacientes, nocuidado prestado pelos profissionais envolvidos na atenção à saúdee no aprendizadodos alunos, contribuindo para a consolidação do projeto,pautado nos pilares da extensão (AU).
Biblioteca responsável: BR1264.1
Selo DaSilva