Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Saúde mental positiva e vulnerabilidade psicológica nos estudantes do ensino superior / Positive mental health and psychological vulnerability in higher education students

Rodrigues, Cristiana Maria da Cruz.
Porto; s.n; 20220216. il., tab..
Tese Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1380111

Contexto:

Compreender a Saúde Mental Positiva (SM+) como um estado de funcionamento ótimo do ser humano, no qual a promoção das qualidades da pessoa otimiza o seu potencial é fundamental (Lluch, 2001) para que possamos analisar a vivência das transições vividas pelos estudantes do ensino superior ao longo do seu percurso académico. Este percurso associa-se a simultâneas transições que necessitam de ser bem geridas, contribuindo para o sucesso, evitando a insatisfação/morbilidade.

Objetivos:

Avaliar a Saúde Mental Positiva (SM+) dos Estudantes do Ensino Superior (EES); avaliar a Vulnerabilidade Psicológica (VP) dos EES; relacionar a SM+ dos EES com os aspetos sociodemográficos; relacionar o QSM+ e a EVP com os aspetos sociodemográficos e clínicos dos EES.

Metodologia:

Estudo quantitativo, analítico-correlacional, descritivo e transversal. Recorreu-se a uma amostragem não probabilística acidental incluindo 516 estudantes a frequentar o ensino superior nacional. Os dados foram recolhidos entre fevereiro de 2021 e maio de 2021, através dos questionários online de caracterização sociodemográfica (Sequeira et al., 2018), Questionário de Saúde Mental Positiva (Sequeira et al., 2014) e Escala da Vulnerabilidade Psicológica de (Nogueira et al., 2017).

Resultados:

A maioria dos inquiridos é do sexo feminino (87,8%) e frequentam o ensino de enfermagem (77,9%). Relativamente aos hábitos, mais de metade dos EES não estão satisfeitos com o seu sono (55%), 54,07% mencionam que não dormem as horas suficientes para a satisfação das suas necessidades, a maioria não pratica regularmente exercício físico (58,53%) e 25,58% considera não ter uma alimentação saudável. Ainda a referir que 35,27% assumem consumo de bebidas alcoólicas e 3,29% admite ainda o consumo de substância psicoativas. Apesar da pontuação global obtida no QSM+ ser de 71,8 pontos, correspondendo a um nível alto de SM+, da análise pormenorizada dos resultados emerge um conjunto de aspetos preocupantes, a saber 30,81% dos respondentes encontra-se no nível intermédio e 0,58% encontra-se no nível baixo de SM da amostra global; 36,1% dos EES referem ter acompanhamento psicológico ou psiquiátrico. A média de score na EVP foi de 18,2 pontos. As estudantes do sexo feminino apresentam os piores valores de vulnerabilidade psicológica.

Conclusões:

Da análise de dados neste estudo, realça-se a necessidade de construção e adoção de projetos em espaços orientados para o desenvolvimento de competências que se traduzam em ganhos para a saúde mental positiva e diminuição da vulnerabilidade psicológica. Cada instituições de ensino traduz-se em espaço "familiar" aos estudantes do ensino superior, sendo um local privilegiado para a adoção de estratégias que permitam a intervenção da Enfermagem especializada na Saúde Mental e Psiquiatria no âmbito da promoção da Saúde Mental Positiva dos elementos que a constituem.
Biblioteca responsável: PT51.1
Localização: PT51.1
Selo DaSilva