Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Ocorrência de perigos físicos em alimentos / Occurrence of physical hazards in food

Mattos, Elaine Cristina de; Pauli-Yamada, Laís Fernanda de; Silva, Augusta Mendes da; Nogueira, Márcia Dimov; Atui, Márcia Bittar; Marciano, Maria Aparecida Moraes.
Rev. Inst. Adolfo Lutz ; 81: e37178, mar.1, 2022. tab, ilus
Artigo Português | LILACS, CONASS, Coleciona SUS (Brasil), SES-SP, VETINDEX, SES SP - Acervo do Centro de Documentação/CCD, SES SP - Instituto Adolfo Lutz, SES-SP, SES SP - Acervo Instituto Adolfo Lutz | ID: biblio-1381516
A ocorrência de matérias estranhas com potencial perigo físico em alimentos é um grande desafio para a indústria alimentícia, e a análise microscópica é provavelmente o instrumento mais útil para detectá-las e identificá-las. Considerando a escassez de dados sobre os perigos físicos em produtos alimentícios no Brasil, o objetivo deste estudo foi descrever essa ocorrência nos produtos analisados no Núcleo de Morfologia e Microscopia do Centro de Alimentos do Laboratório Central do Instituto Adolfo Lutz (IAL), em São Paulo, no período de 2008 a 2020. Os resultados revelaram que, das 7.221 amostras de alimentos analisadas, 89 (1,2%) estavam em desacordo com a legislação em vigor, por conterem perigos físicos. De acordo com a categoria de alimentos, a ocorrência foi maior para bebidas (43%), seguida de cereais, farinha e farelo (22%). Quanto ao tipo de matéria estranha, os plásticos (duros e flexíveis) foram os mais frequentes (48%), seguidos dos metais (15%) entre as partículas perigosas detectadas nas amostras. A detecção e identificação de perigos físicos, por meio de análises microscópicas, contribuem para a segurança e qualidade dos produtos alimentícios oferecidos à população (AU).
Biblioteca responsável: BR91.2
Localização: BR91.2; P / BR76.1; P
Selo DaSilva