Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

HIV, Hepatitis B, Hepatitis C, and Syphilis: prevalence and serodiscordance between women and their partners / HIV, hepatite B, hepatite C e sífilis: prevalência e sorodiscordância entre mulheres e seus companheiros

Scherer, Aline; Silveira, Mariângela Freitas da; Nunes, Bruno Pereira.
DST j. bras. doenças sex. transm ; 34: 1-7, fev. 02, 2022.
Artigo Inglês | LILACS | ID: biblio-1381653

Introdução:

A prevenção da transmissão vertical de doenças sexualmente transmissíveis é objeto de pesquisa de diversos autores, os quais reforçam a importância do status sorológico do parceiro sexual da mulher.

Objetivo:

Avaliar a prevalência e a sorodiscordância de infecções por HIV, hepatite B, hepatite C e sífilis em mulheres internadas em uma maternidade localizada no Sul do Brasil e seus parceiros.

Métodos:

Foram entrevistadas 350 mulheres e seus parceiros em um estudo transversal de base de serviço realizado de 16 de agosto a 23 de novembro de 2018.

Resultados:

Do grupo consultado, 4,0% das mulheres e 4,3% dos homens apresentaram alguma das infecções estudadas. Entre as mulheres, 2% já sabiam ser HIV positivas e 2% apresentaram teste rápido positivo para sífilis. Para hepatite B ou C, não se registrou nenhum resultado positivo. Foram localizados 299 (85,4%) companheiros, destes, 293 (98,0%) aceitaram responder ao questionário do estudo. Do total de homens entrevistados, 281 (95,9%) concordaram em se submeter aos testes rápidos, entre eles, 1,4% já sabiam ser HIV positivos, 0,4% eram portadores crônicos de hepatite B e 1,4% apresentaram testes rápidos positivos para sífilis e hepatite C. Em relação aos casais, 6,8% possuíam algum teste positivo, a maioria (16) era formada de indivíduos sorodiscordantes e 3 de concordantes positivos.

Conclusão:

Esses resultados reforçam a importância da testagem masculina com a intenção de evitar a infecção do cônjuge negativo e a transmissão vertical das infecções sexualmente transmissíveis. A alta aceitação masculina de se submeter ao teste rápido durante a internação da mulher demonstrou a viabilidade dessa estratégia de testagem na maternidade.
Biblioteca responsável: BR2499
Selo DaSilva