Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Impacto do comanejo multidisciplinar em desfechos de pacientes com fratura de quadril / Impacto del manejo conjunto multidisciplinario en desenlaces de pacientes con fractura de cadera / Impact of multidisciplinary co-management on outcomes of patients with hip fracture

Ferreira, Nicole Waldow Germano; Guzinski, Celia; Boufleuer, Eduarda; Finckler, Polla Victória Paim Rodrigues; Lopes, Alexandra Nogueira Mello; Dal Pai, Daiane.
Acta Paul. Enferm. (Online) ; 35: eAPE01456, 2022. tab
Artigo Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1393723
Resumo Objetivo Avaliar o impacto do programa de comanejo multidisciplinar nos desfechos de pacientes com fratura de quadril hospitalizados. Métodos Estudo observacional, do tipo antes e depois, retrospectivo. Foram coletados dados dos pacientes hospitalizados por fratura de quadril entre 2015 e 2019, em hospital universitário com serviço referência para ortopedia. A intervenção analisada foi o programa de comanejo multidisciplinar, que iniciou em 2017. Resultados O número de lesões por pressão adquiridas na internação diminuiu significativamente (p<0,005) após a implementação do comanejo. Da mesma forma, o tempo de internação até a cirurgia reduziu (p<0,046), sendo cumpridas as diretrizes nacionais e internacionais de correção da fratura em até 48 horas. Infecções, reinternações e óbitos não tiveram seu impacto confirmado. Conclusão O comanejo multidisciplinar teve impacto positivo nos desfechos dos pacientes hospitalizados por fratura de quadril, resultando em redução do número de lesões por pressão e do tempo de espera para realizar a cirurgia. Através deste estudo, foram identificadas evidências preliminares que suportam a implementação desse tipo de programa.
Biblioteca responsável: BR1.2
Selo DaSilva