Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Debriefing in clinical nursing simulation: an analysis based on the theory of experiential learning / Debriefing en simulación clínica de enfermería: un análisis basado en la teoría del aprendizaje experimental / Debriefing na simulação clínica em enfermagem: uma análise a partir da teoria da aprendizagem experiencial

Bresolin, Paula; Martini, Jussara Gue; Maffissoni, André Lucas; Sanes, Marina da Silva; Riegel, Fernando; Unicovsky, Margarita Ana Rubin.
Rev. gaúch. enferm ; 43: e20210050, 2022. graf
Artigo Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1394988
RESUMO Objetivo: Compreender o significado do processo de debriefing realizado nas atividades de simulação clínica em um curso de enfermagem, a partir da Teoria da Aprendizagem Experiencial de Kolb. Método: Qualitativo do tipo estudo de caso, realizado num curso de enfermagem de uma Universidade do Sul do Brasil, de março a junho de 2018. Para a coleta de dados, utilizou-se a pesquisa documental, a entrevista baseada no Instrumento de Estilo de Aprendizagem de Kolb, com 29 participantes, e a observação direta de oito cenas de debriefing. Para análise, utilizaram-se as unidades integradas de análise obtidas a partir da construção de explanação. Resultados: Os dados documentais e o Inventário contribuíram para o entendimento da simulação clínica e o debriefing foi categorizado em quatro modos de aprendizagem. Conclusão: A simulação clínica como metodologia de aprendizagem experiencial relaciona a experiência, a percepção, a cognição e o comportamento com elementos identificados no debriefing pelos estudantes.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva