Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Relato de experiência: travestis e transexuais em situação de rua e o processo de hormonioterapia pelo SUS / An experience report: transvestites and transsexuals in homeless situations and the hormone therapy process by SUS

Santos, Enver Lamarca Oliveira; Kalckmann, Suzana; Borrego, Carolina de Campos Hovart; Sellinger, Natália da Costa; Imparato, Renata Rodriguez; Rosa, Tereza Etsuko da Costa.
BIS, Bol. Inst. Saúde (Impr.) ; 22(1): 111-117, 2021.
Artigo Português | SES-SP, CONASS, SES SP - Instituto de Saúde, SES-SP | ID: biblio-1399454
No contexto da Política Municipal de Atenção à Saúde Integral da População LGBTT do município de São Paulo e da disponibilização da hormonioterapia para população transexual, objetiva-se relatar a vivência de um grupo de orientação sobre hormonioterapia destinado a travestis e transexuais acolhidas em equipamentos sociais deste município. As atividades de roda de conversa foram realizadas em um Centro de Acolhida, com o apoio de equipes de Consultório na Rua, além de uma médica e um psicólogo como facilitadores da atividade. Foram recorrentes nos relatos a vivência e naturalização da violência; as dificuldades de acesso aos serviços devido ao preconceito; e a automedicação com hormônios feminilizantes, pelo desejo intenso de mudanças no corpo. Os relatos apontaram, também, grande complexidade nas subjetividades das pessoas identificadas como trans. É necessário que o tema seja incluído de forma transversal em todos os processos de formação dos profissionais, pois a não observância do respeito à individualidade da sexualidade tem se constituído em importante barreira à adesão e ao estabelecimento de vínculos aos serviços de saúde.
Biblioteca responsável: BR1764.1
Localização: BR1764.1
Selo DaSilva