Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Disseminated dermatophytosis and acquired immunodeficiency syndrome: literature review and presentation of clinical experience / Dermatofitose disseminada e síndrome da imunodeficiência adquirida: revisão de literatura e apresentação de experiência clínica

Lopes, Vanessa Knauf; Garzon, Ivan Mauricio Herrera; Encarnacion, Paloma Marianni Suazo; Martins, Carlos José; Lima, Ricardo Barbosa; Motta, Rogerio Neves; Ferry, Fernando Raphael de Almeida.
DST j. bras. doenças sex. transm ; 34: 1-6, fev. 02, 2022.
Artigo Inglês | LILACS | ID: biblio-1399703

Introdução:

Dermatofitoses são infecções comuns, causadas pelas espécies fúngicas Microsporum, Epidermophyton ou Trichophyton, que acometem preferencialmente a pele da região interdigital, da virilha e do couro cabeludo. Apesar de não causar doenças graves, em pacientes portadores do vírus da imunodeficiência humana, a infecção se manifesta e evolui de forma exuberante, normalmente com lesões extensas e disseminadas.

Objetivo:

Fazer revisão de literatura sobre dermatofitose em pessoas vivendo com vírus da imunodeficiência humana e apresentar a experiência na atenção clínica em uma paciente vivendo com o vírus e dermatofitose extensa e disseminada.

Métodos:

A revisão de literatura sobre o tema baseou-se nos dados do Pubmed/National Library of Medicine, dos Estados Unidos, utilizando-se as palavras-chave dermatofitose, dermatofitose e AIDS, dermatofitose e vírus da imunodeficiência humana, e dermatofitose e imunodeficiência, de 1988­2022. Descreveu-se a experiência clínica na abordagem de uma paciente vivendo com vírus da imunodeficiência humana, a qual desenvolveu AIDS e apresentou lesões cutâneas disseminadas. Por raspado, foram coletadas amostras da lesão e submetidas à cultura, e constatou-se crescimento de fungos do gênero Trichophyton sp. Realizou-se também biópsia da lesão, corada pelo método da metenamina de prata de Grocott-Gomori.

Resultados:

Foram encontrados 1.014 artigos, dos quais apenas 34 apresentaram correlação direta com nosso trabalho, e foram utilizados para discorrer sobre os principais temas narrados neste artigo. Apresentou-se experiência clínica na abordagem de uma paciente com vírus da imunodeficiência humana/AIDS e baixa adesão ao tratamento antirretroviral, exibindo lacerações eritematoescamosas extensas e disseminadas, com diagnóstico clínico de Tinea corporis, manifestando-se com quadro clínico usualmente não encontrado em pacientes imunocompetentes. O diagnóstico foi confirmado por exames laboratoriais com isolamento do fungo Trichophyton sp. Tratada com fluconazol via oral, a paciente apresentou remissão parcial das infecções aos dois meses e completa aos seis meses. Também foi exaustivamente estimulada a usar corretamente a medicação antirretroviral prescrita.

Conclusão:

A dermatofitose em pacientes com vírus da imunodeficiência humana pode se apresentar de forma extensa e disseminada. O tratamento antifúngico é eficaz, com remissão do quadro. A terapia antirretroviral é importante adjuvante para melhor recuperação dos enfermos
Biblioteca responsável: BR2499
Selo DaSilva