Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estratégias para prevenção e manejo de desnutrição aguda em crianças menores de cinco anos / Strategies for the prevention and management of acute malnutrition in children under five years of age

Silva, Jéssica Cumpian; Leite, Maiara Pereira; Domene, Fernando Meirinho; Mota, Arthur; Tafarello, Emanuelly Camargo; Lins, Jaqueline Dourado; Silva, Jessica de Lucca da; Menezes, Lincoln Moreira de Jesus; Shine, Lumi Sano; Melo, Roberta Crevelário de; Silva, Letícia Aparecida Lopes Bezerra da; Toma, Tereza Setsuko; Barreto, Jorge Otávio Maia.
Brasília; Fiocruz Brasília; 06 jul. 2022. 91 p.
Não convencional Português | LILACS, Coleciona SUS (Brasil), PIE | ID: biblio-1401589
O problema A Organização Mundial da Saúde (OMS) ressalta que cerca de 45% das mortes de crianças menores de cinco anos estão relacionadas à desnutrição, e que elas ocorrem principalmente em países de baixa e média renda. No Brasil, estudo recente estimou uma prevalência de 2,9% de crianças brasileiras com baixo peso para a idade. A Política Nacional de Alimentação e Nutrição propõe a implementação de ações específicas para o combate ao binômio infecção-desnutrição que afeta principalmente crianças provenientes de classes econômicas com reduzido poder aquisitivo, em regiões com baixos índices de desenvolvimento econômico e social. Esta síntese rápida de evidências teve como objetivo identificar opções para políticas de enfrentamento da desnutrição aguda em crianças abaixo de cinco anos de idade. Opções para enfrentar o problema De 1.261 registros recuperados das bases de dados, após processo de seleção e elegibilidade, vinte e quatro revisões sistemáticas (RS) foram incluídas nesta síntese narrativa. Os resultados foram organizados em doze opções para prevenir ou tratar o déficit de peso em crianças menores de cinco anos. Efeitos positivos foram relatados nas RS para uma variedade de estratégias, no entanto, algumas incertezas também foram apontadas. Com relação à qualidade metodológica, cinco RS foram classificadas como de confiança alta, sete de confiança baixa e doze de confiança criticamente baixa.
Biblioteca responsável: BR1764.1
Selo DaSilva