Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Effects of different strength training protocols on sarcopenia influencing parameters in older adults: a systematic review / Efeitos de diferentes protocolos de treinamento de força sobre parâmetros influenciadores da sarcopenia em idosos: uma revisão sistemática

Registre, Farah; Lopes, Lilian Maria Peixoto; Souza, Perciliany Martins; Becker, Lenice Kappes; Borba, Diego de Alcantara; Ferreira Júnior, João Batista; Oliveira, Emerson Cruz de; Coelho, Daniel Barbosa.
ABCS health sci ; 47: e022308, 06 abr. 2022. ilus, tab
Artigo Inglês | LILACS | ID: biblio-1402644

INTRODUÇÃO:

A sarcopenia é considerada uma patologia caracterizada pela redução da massa muscular esquelética e da sua funcionalidade, sendo que vários dos parâmetros que influenciam sobre a sarcopenia sofrem interferência do treinamento de força.

OBJETIVO:

Revisar os efeitos dos diferentes protocolos de treinamento de força (frequência, duração e intensidade) sobre parâmetros influenciadores da sarcopenia.

MÉTODOS:

Trata-se de uma revisão sistemática de estudos originais, quantitativos, observacionais, publicados entre 2010 a 2020, em inglês, espanhol e português, e indexados nas bases de dados SciELO, PubMed e periódico CAPES. Os descritores utilizados foram "força muscular" ("muscle strenght", "fuerza muscular"), "sarcopenia" ("sarcopenia"), "envelhecimento" ("aging", "envejecimiento"), "idosos" ("olders, "ancianos"), "treinamento de força/resistência" ("strength training", "entrenamiento de fuerza"). Foram recuperados 215 artigos, entre eles 11 atenderam aos critérios de inclusão, sendo incluídos na revisão.

RESULTADOS:

Dentre os 11 estudos analisados, observa-se que o treinamento de força aplicado em diferentes protocolos foi eficiente em aperfeiçoar parâmetros como massa e força musculares, equilíbrio corporal e desempenho em testes diagnósticos de sarcopenia.

CONCLUSÃO:

Esta revisão evidencia os benefícios da prática de exercício de força em diferentes protocolos sobre parâmetros que influenciam na instalação do quadro de sarcopenia em idosos. O exercício de força se apresenta como meio aplicável, prático e não farmacológico da prevenção de sarcopenia.
Biblioteca responsável: BR1342.1
Localização: BR1342.1
Selo DaSilva