Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prognosis of patients with heart disease with acute kidney injury undergoing dialysis treatment / Pronóstico de los pacientes con cardiopatías con insuficiencia renal aguda en tratamiento de diálisis / Prognóstico de pacientes cardiopatas com injuria renal aguda submetidos a tratamento dialítico

Ferreira, Daniela; Gonçalves, Maria Aparecida Batistão; Fram, Dayana Souza; Grandi, João Luiz; Barbosa, Dulce Aparecida.
Rev. bras. enferm ; 75(6): e20220022, 2022. tab, graf
Artigo Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1407445
RESUMO

Objetivos:

verificar a relação de patologias cardíacas com injuria renal aguda e avaliar o prognóstico do paciente em terapia de substituição renal.

Métodos:

estudo de coorte, realizado em hospital público especializado em cardiologia. O tratamento, comorbidades, tempo de tratamento, exames laboratoriais, alta e óbitos foram analisados.

Resultados:

dos 101 pacientes, 75 (74,3%) receberam tratamento não dialítico. Os diagnósticos cardiológicos mais frequentes foram hipertensão arterial, miocardiopatias e síndrome coronariana. A internação nos pacientes dialíticos foi de 18 dias, a hemoglobina <10,5g/dl e a anuria nos primeiros dias de internação contribuíram para o tipo de tratamento. Cada aumento de unidade de hemoglobina a partir do primeiro dia de internação diminui em 19,2% a chance de diálise. Não houve diferença na mortalidade.

Conclusões:

as principais doenças cardiológicas não foram preditivas de indicação de diálise, e o tratamento clínico foi o mais frequente. Anuria e anemia foram preditores para o tratamento dialítico.
Biblioteca responsável: BR21.1
Selo DaSilva