Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Situational analysis of syphilis cases taking place between 2015 and 2021 in the state of Rio Grande do Norte - Brazil / Análise situacional da sífilis entre os anos de 2015 e 2021 no estado do Rio Grande do Norte, Brasil

Assunção, Tereza Beatriz Oliveira; Veras, Nicolas Vinícius Rodrigues; Guerra Neto, Custódio Leopoldino de Brito; Guerra, Ângelo Roncalli Oliveira; Silva, Renivânia Pereira da; Oliveira, Francimária Aparecida da Silva; Sodré, Christian Jesus; Souza, Wesley Wagner Varela; Silva, Ana Luiza Matos da.
DST j. bras. doenças sex. transm ; 35: 1-9, jan. 31, 2023.
Artigo Inglês | LILACS | ID: biblio-1417329

Introdução:

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível que representa um grave problema de saúde pública para o mundo, bem como para o Brasil. As notificações compulsórias nacionais de casos de sífilis estão crescendo significativamente, portanto esse fato por si só justifica o estudo centrado nesta temática de primordial importância.

Objetivo:

Este trabalho apresenta uma análise situacional da sífilis entre os anos de 2015 e 2021 no estado do Rio Grande do Norte, visando principalmente auxiliar as autoridades públicas de saúde nos processos decisórios em resposta à sífilis, mas também construir conhecimento e embasar a conscientização da população.

Métodos:

Foram analisados dados das notificações de 2015 a 2021 disponíveis na base de dados do Sistema Único de Saúde, no Sistema de Informação de Agravos de Notificação e na Secretaria de Vigilância em Saúde.

Resultados:

No estado, mais de 70% dos pacientes afetados por sífilis têm entre 15 e 39 anos de idade. A taxa de pacientes com baixa escolaridade e que foram notificados com sífilis adquirida é de 48% e, para as gestantes, esse valor sobe para 77%. Pacientes declarados pardos representam 48% das notificações para sífilis adquirida e, para gestantes pardas, esse valor amplia-se para 60%. Na sífilis congênita, 98% das notificações ocorreram para crianças com idade de até sete dias de nascidos.

Conclusão:

A sífilis no Rio Grande do Norte é um problema de saúde pública que atinge principalmente a população vulnerável, com predominância dos grupos de baixa escolaridade, raça parda e jovens adultos, sendo de suma importância o combate à doença por meio da conscientização da população, como também a constante e adequada notificação compulsória.
Biblioteca responsável: BR2499
Selo DaSilva