Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil de competência do profissional em PIE no Brasil: relatório / Projeto ESPIE / Professional competency profile in PIE in Brazil: report / ESPIE Project

Silva, Silvio Fernandes da; Barreto, Jorge Otávio Maia; Laura, Boeira; Romão, Davi Mamblona Marques; Machado, Maria Lúcia Teixeira; Gomes, Romeu; Machado, Daienne; Abreu, João; Andrade, Keitty; Pozza, Letícia; Sousa, Nathan Mendes; Logullo, Patrícia; Silva, Roberta Borges; Leone, Sandra; Mota, Sara; Dias, Tamille; Toma, Tereza; Riera, Rachel.
São Paulo; Ministério da Saúde;Hospital Sírio-Libanês; jun. 2022. 58 p.
Monografia Português | LILACS, PIE | ID: biblio-1427485
O projeto Apoio à Formulação e Implementação de Políticas Públicas de Saúde Informadas por Evidências (ESPIE) é desenvolvido pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês (IEP/HSL), no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), em parceria com o Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (DECIT/SCTIE/MS). O projeto ESPIE desenvolveu o Perfil de Competência do Profissional de PIE para o Brasil, com o objetivo de subsidiar atividades educacionais relacionadas com Políticas Informadas por Evidências (PIE), mas também apoiar o planejamento e ações de diferentes organizações no contexto da gestão da saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). O perfil de competência foi desenvolvido e validado por um grupo de autoria constituído por técnicos das instituições envolvidas e especialistas convidados. O objetivo de criação do grupo de autoria foi agregar diferentes visões, experiências e opiniões ao processo de construção do perfil de competência em PIE. O grupo de autoria discutiu e definiu, ao longo de seis oficinas realizadas no ano de 2021, desde os macroproblemas até as ações-chave e desempenhos considerados essenciais. O processo de elaboração deste perfil foi orientado pelos seguintes macroproblemas 1) processos decisórios na gestão das políticas de saúde pouco sistemáticos e transparentes; 2) capacidade institucional para gestão e tradução do conhecimento pouco desenvolvida e 3) incipiente incorporação das evidências científicas ao processo de formulação e implementação de políticas de saúde. Este documento consiste um meta-ponto de vista sobre o perfil de competência do profissional de PIE no Brasil e está endereçado aos macroproblemas no âmbito do SUS e inclui ações-chave e desempenhos que compõem um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, necessário para uma atuação institucional competente em PIE.
Biblioteca responsável: BR1.1
Localização: WA18,2; WA18,2, P486p
Selo DaSilva