Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Factores que influyen en la alfabetización en salud de los pacientes con enfermedad arterial coronaria / Factors that influence health literacy in patients with coronary artery disease / Fatores que influenciam o letramento em saúde em pacientes com doença arterial coronariana

Costa, Ana Caroline da; Conceição, Ana Paula da; Butcher, Howard Karl; Butcher, Rita de Cassia Gengo e Silva.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 31: e3878, ene.-dic. 2023. tab, graf
Artigo Espanhol | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1431833

Objetivo:

investigar os fatores que influenciam o letramento em saúde em pacientes com doença arterial coronariana.

Método:

estudo transversal, incluindo 122 pacientes com coronariopatias (60,7% do sexo masculino; 62,07±8,8 anos); letramento em saúde e conhecimento específico da doença foram avaliados por meio de entrevista com os participantes, pelo Short Test of Functional Health Literacy in Adults e Short version of the coronary artery disease education questionnaire. Os dados foram descritos por medidas de tendência central e frequências. Fatores que influenciam o letramento em saúde foram determinados por modelo de regressão linear. O nível de significância adotado foi de 5%. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa.

Resultados:

idade e hipertensão apresentaram uma relação inversa e significativa com letramento em saúde. Por outro lado, maior escolaridade e estar empregado associaram-se com maiores pontuações no instrumento de letramento em saúde. O conhecimento específico da doença não influenciou o letramento em saúde. As variáveis do modelo de regressão explicaram 55,3% do letramento inadequado.

Conclusão:

no presente estudo o conhecimento sobre a doença não influência o letramento em saúde, mas os profissionais devem considerar os fatores sociodemográficos e clínicos para planejar as intervenções.
Biblioteca responsável: BR26.1
Selo DaSilva