Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A postura fletida está associada à independência funcional, mobilidade e qualidade de vida em pessoas com doença de Parkinson? / The forward flexed posture is associated with functional independence, mobility and quality of life in people with Parkinson's disease?

Pinheiro, Hudson Azevedo; Nascimento, Tauana Calais Franco do; Gervásio, Flávia Martins; Leal, Josevan Cerqueira; Mendes, Felipe Augusto dos Santos.
Fisioter. Bras ; 23(4): 551-561, 13/08/2022.
Artigo Português | LILACS-Express | ID: biblio-1436400
Objetivo: Avaliar se a postura fletida (FFP) está associada à independência funcional, mobilidade e qualidade de vida em pacientes com doença de Parkinson (DP). Métodos: Estudo transversal e comparativo em Brasília/DF. Para avaliar a FFP, foi utilizado o teste de distância occipito-parede (DOP) e este foi comparado com medidas de força muscular (preensão palmar, extensão dorsal e membros inferiores), mobilidade funcional e qualidade de vida para verificar se há associações entre eles. Também foi verificado se havia correlação entre o estágio da doença, medido pela escala de Hoehn e Yahr (HY) e o tempo de diagnóstico. Resultados: Foram observadas correlações fortes entre DOP e HY, tempo de diagnóstico e qualidade de vida, e correlações moderadas entre marcadores de força muscular e mobilidade em indivíduos com DP. Conclusão: O FFP medida pelo DOP está fortemente associada com estágios de gravidade, tempo de diagnóstico e qualidade de vida e moderado com força muscular e mobilidade reduzida em pacientes com doença de Parkinson e representa uma medida simples e de baixo custo para a prática clínica.
Biblioteca responsável: BR1561.1
Selo DaSilva