Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

"Recupere a Lagoa": análise barthesiana de imagens pós-desastre na Lagoa da Conceição/SC / "Recover Lagoa": barthesian analysis of postdisaster images in Lagoa da Conceição/SC / "Recuperar Lagoa": análisis barthesiano de imágenes pos-desastre en Lagoa da Conceição/SC

Hodecker, Maísa; Bousfield, Andréa Barbará da Silva; Felippe, Maíra Longhinotti.
Rev. Psicol., Divers. Saúde ; 12(1)fev. 2023. ilus
Artigo Espanhol, Português | LILACS | ID: biblio-1438272

INTRODUÇÃO:

No dia 25 de janeiro de 2021 ocorreu o rompimento de uma das barragens da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) para depositar esgoto tratado, atingindo 50 famílias de Florianópolis/SC.

OBJETIVO:

Esse artigo visa interpretar imagens capturadas por atingidos pelo desastre ambiental da Lagoa da Conceição/SC. CAMPO a pesquisa se sucedeu na localidade afetada - Rua Servidão Manoel Luiz Duarte, Florianópolis, Santa Catarina.

MÉTODO:

Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação a partir de um corte transversal. Utilizou-se a técnica fotografando ambientes, em sequência, a análise semiótica de imagens desenvolvida por Barthes e a Teoria das Representações Sociais (TRS) para auxiliar na interpretação dos dados.

RESULTADOS:

Os signos apresentados nas imagens capturadas foram 1) punhos erguidos fechados um símbolo comumente utilizado em campanhas na busca por direitos igualitários e resistência; 2) mensagens enfáticas utilizando termos como "réu", "culpa" e "crime", referindo-se a CASAN; 3) símbolos e personalidades políticas como forma de pressionar autoridades competentes e agilizar o processo de retorno às suas vidas. Entende-se que mesmo passado um ano do desastre, as pessoas atingidas ainda lutam e discutem com a CASAN em busca do ressarcimento integral e justo dos seus direitos.

CONCLUSÃO:

A comunidade ainda está se recuperando do desastre, passando por uma reconfiguração. Porém, diante dessa tragédia, a comunidade enquanto grupo se fortaleceu em decorrência dos movimentos sociais realizados pelo bem comum dos afetados. Portanto, em meio ao caos, formaram uma rede de apoio com um

objetivo:

recuperar (parte) do que lhes foi tirado.
Biblioteca responsável: BR333.2
Selo DaSilva