Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Brief Lower Body Functional Performance Questionnaire (Brief-LBFPQ) for independent older adults / Breve Questionário de Desempenho Funcional dos Membros Inferiores (Brief-LBFPQ) para idosos independentes

Iosimuta, Natalia Camargo Rodrigues; Freire Júnior, Renato Campos; Porto, Jaqueline Mello; Abreu, Daniela Cristina Carvalho de.
Fisioter. Mov. (Online) ; 36: e36111, 2023. tab, graf
Artigo Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1440130
Resumo Introdução A literatura ainda carece de evidências acerca de instrumentos de autorrelato para o rastreio rápido do prejuízo no desempenho físico dos membros inferiores em idosos, que possam ser aplicados em qualquer ambiente clínico, como na Atenção Básica à Saúde, e que não requeiram nenhum ins-trumento específico para campanhas de prevenção, ou mesmo de fácil aplicação por contato telefônico. Objetivo Desenvolver um breve questionário para triagem do desempenho funcional dos membros inferiores em idosos da comunidade e validar este novo questionário com testes clínicos objetivos. Métodos Uma amostra de conveniência de 221 idosos da comunidade foi incluída neste estudo transversal. A validade entre o Brief-LBFPQ e os testes objetivos como velocidade da marcha, Timed-Up and Go (TUG), teste de levantar e sentar 5 vezes (TLS5x) e teste do degrau foi avaliada pela regressão logística multinominal. A consistência interna foi determinada pelo alfa de Cronbach e a confiabilidade teste-reteste foi determinada pelo coeficiente de correlação intraclasse (CCI) para a escala numérica e o Kappa de Cohen para a escala ordinal. Resultados O Brief-LBFPQ foi significativamente associado aos testes objetivos. Todos os oito itens do Brief-LBFPQ apresentaram concordância absoluta com valores de CCI acima de 0,7. Os valores de Kappa dos itens do Brief-LBFPQ variaram de 0,6 a 0,83, mostrando concordância substancial e concordância perfeita. Conclusão O Brief-LBFPQ pode ser muito útil em diferentes ambientes clínicos, pois permite uma triagem precoce do comprometimento funcional em idosos independentes e, consequentemente, pode permitir uma abordagem de intervenção mais precoce.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva