Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Ser escutado, perceber que suas experiências importam, contribui para o resgate da dignidade do ser humano / Being listened to, realizing that your experiences matter, contributes to the rescue of human dignity

Freitas, Juliana Sapucaia de; Caputo, Maria Constantina; Teixeira, Carmen Fontes.
Rev. Ciênc. Méd. Biol. (Impr.) ; 22(1): 113-122, jun 22, 2023. tab, fig
Artigo Português | LILACS | ID: biblio-1443896

Introdução:

o plantão psicológico é uma modalidade de atenção psicológica que se caracteriza pela oferta de uma escuta clínica especializada no exato momento em que o sujeito vivencia uma crise. Essa prontidão na acolhida dialoga com as necessidades do sujeito contemporâneo que, imerso num cenário de indisponibilidade de tempo e afeto, encontra no plantão um lugar de referência com o qual poderá contar para o cuidado em saúde mental.

Objetivo:

analisar a produção científica sobre o plantão psicológico do período de 2017 a 2021.

Metodologia:

trata-se de um estudo descritivo-exploratório de abordagem quali-quanti acerca das publicações sobre o plantão psicológico indexadas no Portal de Periódicos da CAPES.

Resultados:

foram encontrados 34 artigos, dos quais 19, por atenderem aos critérios de elegibilidade estabelecidos, integraram este estudo. A produção científica sobre o plantão psicológico vem sendo desenvolvida nos serviços-escola das instituições universitárias, publicadas em veículos de expressiva qualidade, com maior concentração de estudos na região sul do Brasil e com predomínio de pesquisa de natureza qualitativa e relatos de experiência. Em relação à temática abordada, foram identificados três núcleos de sentidos fundamentação teórica do plantão a partir de uma abordagem específica, plantão como prática clínica na formação profissional em psicologia e características dos sujeitos que demandam a clínica do plantão.

Conclusão:

constatou-se que os estudos sobre o plantão têm trilhado caminhos diversos, incluindo várias abordagens teóricas e práticas em contextos distintos, com destaque para os serviços-escola das universidades, lugar de concepção dessa modalidade clínica e onde se pode fazer a diferença na formação de profissionais comprometidos ética e politicamente com os sujeitos em situação de angústia/sofrimento psíquico, que têm, no plantão, portas abertas para serem escutados, de modo a compreenderem seus problemas e atribuírem novos significados às suas experiências.
Biblioteca responsável: BR342.1
Selo DaSilva