Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Community structure of benthic invertebrates in the Allipén River basin, North Patagonia, Araucania region (38º S, Chile)

Solis-Lufí, K.; Suazo, M. J.; Avila-Salem, M. E.; Maldonado-Murúa, C.; Aponte, H.; Farias, J.; Rios-Escalante, P. De Los.
Braz. j. biol ; 822022.
Artigo Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1468613
Resumo Um dos indicadores biológicos mais utilizados para determinar a saúde de um ecossistema fluvial são os macroinvertebrados bentônicos. A presença de espécies recorrentes em um amplo gradiente de latitudes domina o padrão biogeográfico dos macroinvertebrados bentônicos nas águas doces do Chile; no entanto, o conhecimento sobre a ecologia comunitária destes nos rios chilenos continua escasso. Os modelos nulos se tornaram uma poderosa ferramenta estatística para descrever os mecanismos ecológicos que orientam a estrutura de uma comunidade ecológica e os padrões subjacentes da diversidade. O objetivo deste estudo foi determinar a estrutura da comunidade de invertebrados bentônicos no rio Allipén, descrevendo sua composição, riqueza e abundância de espécies através de modelos de riqueza e modelos nulos baseados na presença / ausência. Os resultados revelam alta riqueza de espécies e baixa diversidade, sendo identificados três filos, cinco classes, 11 ordens e 28 famílias na área de estudo durante as quatro estações do ano. O filo de Arthropoda foi o mais representativo em abundância e riqueza. Em relação à riqueza, Trichoptera (7) e Diptera (6) seguidos por Ephemeroptera (3) foram as ordens que mostraram a maior diversidade de famílias, no entanto, uma baixa diversidade com H 1,5 nit foi registrada na área de estudo. Demonstramos através dos modelos nulos, a randomização nas associações de espécies correspondentes aos três locais analisados. As informações aqui fornecidas contribuem para a compreensão dos padrões ecológicos das comunidades de invertebrados no rio Allipén, estabelecendo a base para estudos ecológicos mais complexos.
Biblioteca responsável: BR68.1
Selo DaSilva