Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Slum compassionate community: expanding access to palliative care in Brazil / Comunidad de favela compasiva: ampliar el acceso a los cuidados paliativos en Brasil / Comunidade compassiva de favela: ampliando o acesso aos cuidados paliativos no Brasil

Mesquita, Maria Gefé da Rosa; Silva, Alexandre Ernesto; Coelho, Lívia Pereira; Martins, Matheus Rodrigues; Souza, Marcela Teixeira de; Trotte, Liana Amorim Corrêa.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 57: e20220432, 2023. graf
Artigo Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1507344
RESUMO

Objetivo:

Descrever a implementação de uma comunidade compassiva nas favelas da Rocinha e Vidigal, localizadas na cidade do Rio de Janeiro.

Método:

Relato da experiência da implementação de uma Comunidade Compassiva a partir das bases conceituais da Organização Mundial da Saúde, amparada pelas diretrizes da extensão universitária.

Resultados:

Inicialmente, lideranças locais e moradores foram recrutados e receberam treinamento sobre cuidados paliativos. Posteriormente, profissionais de saúde de diferentes especialidades engajaram-se no projeto por meio da prática do voluntariado. Foram instituídas visitas domiciliares na modalidade interconsulta e "apadrinhamentos" por moradores e profissionais de saúde às pessoas em cuidados paliativos e familiares. Por fim, a Rede de Atenção à Saúde do território foi integrada de forma a reconhecer o projeto como rede de apoio.

Conclusão:

Destacamos a experiência como trabalho vivo em saúde, que envolve relações e processos criativos, os quais mobilizam o saber técnico estruturado e as relações entre as pessoas e as tecnologias leve-duras e leves, tornando factível o reconhecimento de potências no território.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1
Selo DaSilva