Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Evaluating the efficacy of Etoricoxib in reducing post-operative pain associated with minor oral surgery. A randomized clinical trial / Avaliação da eficácia do Etoricoxibe na redução da dor pós-operatória associada à cirurgia oral menor: ensaio clínico randomizado

Al-Mukhtar, Yusra Hameed; Deleme, Zaid Hazim; Khudhur, Ahmed Salih.
Braz. dent. sci ; 26(3): 1-7, 2023. tab
Artigo Inglês | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-1511697
O Etoricoxibe, um novo inibidor seletivo da ciclooxigenase-2, demonstrou um efeito analgésico de início rápido para aliviar a dor aguda, especialmente quando prescrito como medicação preventiva. Com base nesses fundamentos, este estudo pode fornecer informações úteis e orientação para clínicos que trabalham no campo da cirurgia oral, no que diz respeito ao manejo da dor odontogênica e da dor pós-operatória de forma precisa com inibidores da ciclooxigenase-2.

Objetivo:

o estudo teve como objetivo medir a eficácia quantificável do Etoricoxibe na redução da dor pós-extração em indivíduos submetidos a intervenção cirúrgica oral menor, comparado ao Naproxeno (AINE tradicional) que é comumente usado para controlar a dor pós-operatória. Material e

Métodos:

um comprimido revestido com um filme de 120 mg de Etoricoxibe foi administrado a cada um dos 20 pacientes representando o grupo de estudo, e um comprimido de 500 mg de Naproxeno foi administrado a cada um dos outros vinte sujeitos representando o grupo de controle positivo. De acordo com as instruções do fabricante, os comprimidos foram administrados aos indivíduos 30 minutos antes da cirurgia (antes da extração dentária). A dor pós-operatória foi avaliada para cada sujeito usando uma escala analógica visual de onze pontos, de zero a dez.

Resultados:

não mostraram diferença estatisticamente significativa entre o Etoricoxibe e o Naproxeno na diminuição da dor odontogênica pós-extração, sugerindo que o Etoricoxibe é tão eficiente quanto o Naproxeno no controle do desconforto de origem dentária, levando em consideração o estado do paciente ao prescrever a medicação.

Conclusão:

este estudo sugere que o Etoricoxibe pode ser administrado como medicação preventiva para reduzir a dor pós-operatória em indivíduos que buscam extração dentária tradicional ou cirúrgica de qualquer um de seus dentes. (AU)
Biblioteca responsável: BR243.1
Selo DaSilva