Your browser doesn't support javascript.
loading
Experiência inicial de implante percutâneo de válvula pulmonar myval 30, 5mm e 32mm sem pré-stent em vias de saída nativas ectásicas: registros imediatos / Initial experience of percutaneous implantation of 30.5mm and 32mm myval pulmonary valve without pre-stent in ectatic native outflow tracts: immediate records
Rossi, João Henrique Aramayo; Manica, João Luiz Langer; Rossi Filho, Raul Ivo; Pilla, Carlo Benatti; Arrieta, Santiago Raul; Chamié, Francisco; Coimbra, Germana Cerqueira; Mauro, Vinicius Fraga; Gueiros, Enio; Ribeiro, Marcelo; Teixeirense, Pablo Thomé; Pedra, Carlos Augusto Cardoso.
Afiliação
  • Rossi, João Henrique Aramayo; Instituto de Cardiologia - Fundação Universitária de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Manica, João Luiz Langer; Instituto de Cardiologia - Fundação Universitária de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Rossi Filho, Raul Ivo; Instituto de Cardiologia - Fundação Universitária de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Pilla, Carlo Benatti; Hospital da Criança Santo Antônio de Porto Alegre. Porto Alegre. BR
  • Arrieta, Santiago Raul; Instituto do Coração de São Paulo. São Paulo. BR
  • Chamié, Francisco; Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. BR
  • Coimbra, Germana Cerqueira; Instituto do Coração de São Paulo. São Paulo. BR
  • Mauro, Vinicius Fraga; Instituto Coração de Vitória. Vitória. BR
  • Gueiros, Enio; Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. Paraná. BR
  • Ribeiro, Marcelo; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Teixeirense, Pablo Thomé; Instituto do Coração de Piracicaba. Piracicaba. BR
  • Pedra, Carlos Augusto Cardoso; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
J. Transcatheter Interv ; 31(supl.1): 4-4, jul.-set. 2023.
Article em Pt | SES-SP, CONASS, SESSP-IDPCPROD, SES-SP | ID: biblio-1512160
Biblioteca responsável: BR79.1
RESUMO

INTRODUÇÃO:

O implante percutâneo de valva pulmonar foi introduzido em 2000 como uma alternativa de baixo risco para pacientes previamente operados com disfunção da via de saída do ventrículo direito (VSVD). Até recentemente, pacientes com VSVD nativas e ectásicas não eram candidatos a essa terapêutica devido à ausência de um dispositivo adequado a esta população no Brasil. O advento da MyVal (Meril Life Sciences, Gujarat, India), uma válvula balão-expansível, com diâmetros de 30,5mm e 32mm proporcionou o tratamento destes pacientes que frequentemente já possuem cirurgias prévias com risco cirúrgico de nova intervenção muito alto.

OBJETIVO:

Descrever os resultados imediatos da experiência inicial brasileira do implante de MyVal em vias de saída nativas e ectásicas em diferentes centros do país.

MÉTODOS:

14 pacientes foram submetidos ao implante percutâneo de MyVal para o tratamento da disfunção da via de saída nativa e ectásica. A idade média dos pacientes foi de 31,3 anos (14-67) e o peso médio de 66,4 Kg (40-90). Todos os pacientes, à exceção de um idoso que havia sido diagnosticado com estenose de valva pulmonar, foram submetidos a, pelo menos, um procedimento cirúrgico previamente.

RESULTADOS:

O implante foi bem-sucedido em todos os pacientes, tendo sido realizado sem pré-stent. A via de saída mediu em média 27,6mm (20-32) e após a insuflação de balão Cristal 30mm, mediu em média 29,8mm (28-32,5). Foram implantadas 3 valvas 30,5mm com diâmetro final médio de 30,1mm (30- 30,5) e 11 valvas 32mm com diâmetro final de 32,8mm (32-35). Não houve complicações ou mortalidade relacionadas ao procedimento Todos os pacientes apresentaram insuficiência pulmonar trivial no ecocardiograma antes da alta hospitalar.

CONCLUSÕES:

Atualmente, esta é a maior experiência mundial implante de valva pulmonar com MyVal de calibres 30,5 e 32mm. O implante de valva pulmonar é um procedimento seguro e efetivo que substitui a troca valvar cirúrgica e beneficia principalmente pacientes com toracotomias prévias. O implante da MyVal de calibres de 30,5 e 32mm propiciou o tratamento de pacientes com vias de saída ectásicas e que não possuíam alternativa percutânea atualmente no Brasil. Diâmetro final pode chegar a 35mm sem o surgimento de insuficiência pulmonar. Pré-stent não é necessário na maioria dos casos.
Assuntos
Texto completo: 1 Coleção SES: Producao_cientifica Base de dados: CONASS / SES-SP / SESSP-IDPCPROD Assunto principal: Disfunção Ventricular Direita Idioma: Pt Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article / Congress and conference
Texto completo: 1 Coleção SES: Producao_cientifica Base de dados: CONASS / SES-SP / SESSP-IDPCPROD Assunto principal: Disfunção Ventricular Direita Idioma: Pt Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article / Congress and conference