Your browser doesn't support javascript.

Secretaria de Estado da Saúde - BVS

Rede de Informação e Conhecimento

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A participação das famílias nas ações de alimentação em escolas para a promoção da alimentação adequada e saudável / Family participation in school feeding programs to promote adequate and healthy eating

Ribeiro, Roberta Maria Miranda; Lins, Jaqueline Dourado; Moreira, Isabella Caroline Ferreira; Bógus, Cláudia Maria.
Demetra (Rio J.) ; 18: 72064, 2023. ^etab, ^eilus
Artigo Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-1532387

Introdução:

Os instrumentos e estratégias de Educação Alimentar e Nutricional de escolas públicas brasileiras devem apoiar pessoas, famílias e comunidades a adotarem práticas alimentares que favoreçam o desenvolvimento da autonomia e do exercício da cidadania.

Objetivo:

Compreender como escolas e famílias, a partir de suas ações conjuntas, podem favorecer a promoção da alimentação adequada e saudável.

Métodos:

Pesquisa de natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso, realizada em duas escolas públicas de ensino fundamental, que incluíram no Projeto Político-Pedagógico ações de alimentação e a participação das famílias. Utilizaram-se observação participante, diário de campo, entrevistas semiestruturadas e grupos focais com os membros da comunidade, analisados por triangulação de métodos qualitativos. Para as entrevistas e grupos focais, foram feitas transcrição, categorização e análise temática de conteúdo.

Resultados:

As categorias temáticas "Interação entre os atores sociais" e "Participação das famílias no espaço escolar" mostraram as possibilidades de ações conjuntas no papel coletivo de educadores. A organização da comunidade em grupos de responsabilidade conferiu sentido à participação social, rompeu com o suposto desinteresse pelas ações de alimentação e viabilizou a atuação nos processos decisórios da escola. Como desafios, têm-se a desconfiança recíproca e a dificuldade de promover reflexão coletiva para solucionar conflitos e disputas.

Conclusões:

O estabelecimento de parcerias bem-sucedidas entre escola e família coloca crianças e adolescentes no centro do debate, alusiva à função coletiva de todos como educadores, explorando características individuais e coletivas para as ações promotoras da alimentação adequada e saudável.
Biblioteca responsável: BR1691.1
Selo DaSilva